.jpg?w=730)
Foto: divulgação.
O São Paulo Futebol Clube (SPFC) anunciou a criação do Inova.São, um centro de inovação aberta que ficará localizado dentro do estádio do Morumbi, sede oficial do time.
De acordo com o portal Startups, a expectativa é criar projetos que modernizem a gestão e os negócios do clube, mas que também possam ser comercializados fora, e gerar cerca de R$ 6 milhões em investimentos até 2025.
Segundo Eduardo Alfano, diretor de inovação do clube, o SPFC não irá "colocar a mão no bolso", mas irá ceder o espaço físico para a instalação do centro e dados de seu ecossistema para a criação dos projetos.
O hub ficará em um coworking de 300 m² dentro da área Concept Hall, no anel inferior do estádio, com vista para o gramado.
O objetivo é atrair empresas e startups envolvidas com esporte, profissionais de universidades, especialistas, torcedores e investidores.
Até o momento, o Inova.São já conta com a Deboo, empresa que entrega projetos e soluções full stack em Web 3.0; a Sportheca, uma fábrica de startups que constrói negócios por meio de tecnologia e análise de dados para o mercado esportivo; e a PH3A, que projeta e constrói sistemas de informação direcionados a apoiar a gestão de empresas.
Além disso, a primeira instituição de ensino a fazer parte do centro é a Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP), junto com a IDBrasil, organização responsável pela gestão do Museu do Futebol.
Fundado em 1930, o São Paulo Futebol Clube já conquistou três títulos mundiais, três Copas Libertadores, uma Copa Sul-Americana, seis Campeonatos Brasileiros e 22 Campeonatos Paulistas.
Atualmente, o time é treinado por Rogério Ceni e está em oitavo lugar na tabela do Brasileirão. Entre seus patrocinadores, estão Sportsbet, Adidas e Bitso.