
A Linha 13-Jade da TM entrou em operação no sábado, 31/3. Foto: Divulgação/TM.
A Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (TM), que liga São Paulo ao aeroporto de Guarulhos, entrou em operação no sábado, 31/3. No primeiro dia de funcionamento, o trajeto foi feito por cerca de 30 mil pessoas.
Até o final de abril, o trem da nova linha só vai circular aos sábados e domingos, em horário reduzido. Nos primeiros dois meses, não haverá cobrança de tarifa.
Em abril, a TM vai fazer a operação assistida, em que a companhia observa todos os problemas relatados pelos usuários, os sistemas e o equipamento para fazer correções antes de começar a cobrar pela tarifa.
Nesse período, o trem vai operar das 10h às 15h. O trajeto será feito em cerca de 15 minutos.
Em maio, ainda com agem gratuita, o trem vai funcionar no mesmo horário, mas todos os dias da semana.
O horário a a ser das 4h à meia-noite em junho, com operação todos os dias.
A Linha 13-Jade tem 12,2 km de extensão e três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart (na Zona Leste de São Paulo), onde haverá integração com a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da TM.
A expectativa da TM é que a linha seja utilizada por 120 mil ageiros por dia útil.
Inicialmente projetada para ser próxima ao terminal 3, conhecido como terminal internacional, a estação Aeroporto Guarulhos foi construída próxima ao terminal 1, o que deixará os ageiros distantes da área de embarque.
O G1 relata que a mudança ocorreu após o aeroporto que era istrado pela Infraero ser concedido à iniciativa privada.
No aeroporto, a estação fica em frente ao Terminal 1, onde operam as companhias Azul e aredo. Para ir ao Terminal 2 (voos nacionais) e ao Terminal 3 (voos internacionais), é preciso atravessar a arela e utilizar um ônibus gratuito, disponibilizado pela concessionária do aeroporto.