
LeanIX é uma startup em alta. Foto: Divulgação.
A SAP comprou a LeanIX, uma startup alemã dona de tecnologia que ajuda a monitorar o uso de software dentro das empresas, incluindo compras, licenciamento e planejamento futuro.
Não foi revelado o valor da compra. Alguns sites especializados falam em algo na faixa de US$ 1 bilhão.
A tecnologia da LeanIX ajuda os seus clientes a saberem quando um software está com uma licença inválida, o que é um problema em grandes organizações.
A solução também usa IA para realizar tarefas de documentação, como criar descrições de aplicativos.
Fundada em 2012, a empresa tem 1 mil clientes, incluindo metade das 40 maiores empresas da Alemanha e 10% do ranking Fortune 500.
A LeanIX está no Quadrante Mágico do Gartner para software de Enterprise Architecture Management.
A empresa já tinha levantado US$ 120 milhões de diferentes fundos, de acordo com o Crunchbase.
A empresa vinha dando inclusive seus primeiros os no Brasil, com a contratação de dois executivos baseados no país no último trimestre.
E qual é o plano da SAP para o LeanIX? O mesmo plano de sempre: fazer com que seus clientes migrem para o S/4 Hana.
A LeanIX vai ser parte da chamada “suite de transformaçao”, um pacote de soluções que ajudam os clientes a facilitar a migração para o novo ERP.
Outro produto que integra este pacote é a Signavio, uma outra startup alemã criadora de um software de controle de workflows, adquirida em 2021.
No lado comercial, a SAP tem o programa Rise with SAP, uma iniciativa que visa facilitar a migração para software de gestão rodando na nuvem lançado em 2021.