
Lewis Hamilton é um dos pilotos mais famosos da Mercedes. Foto: Reprodução
A SAP vai patrocinar a equipe Mercedes-AMG PETRONAS da Fórmula 1 a partir de 2024.
Para quem não acompanha a F-1 muito de perto, a Mercedes é a equipe do britânico Lewis Hamilton, o piloto mais bem sucedido da atualidade, dono do maior número de vitórias em corridas de Fórmula 1, com 103 triunfos.
Um desdobramento disso, que a SAP provavelmente não tinha em mente, é que Hamilton é um grande fã de Ayrton Senna e muito popular no Brasil, tendo recebido inclusive no ano ado o título de cidadão honorário do país.
Pelo que aparece no vídeo de divulgação da SAP, a multinacional alemã não deve ter seu logotipo nos carros da Mercedes, e sim nos espaços internos da escuderia, onde é feita a análise de desempenho dos carros.
A opção faz sentido, tendo em conta que o patrocínio inclui o uso pesado de ferramentas da SAP dentro da Mercedes, que adotará o S/4 Hana Cloud, versão na nuvem do software de gestão da multinacional, junto com um grande pacote de produtos.
Boa gestão não é uma trivialidade na Fórmula 1, que restringe o quanto as equipes podem gastar em cada temporada, com penalidades se for excedido.
“A Fórmula 1 é um dos esportes tecnologicamente mais inovadores do mundo, onde ganhos incrementais produzem resultados significativos. Dadas as condições extremas sob as quais as equipes operam, o automobilismo fornece uma plataforma global para demonstrar habilidade e excelência em engenharia”, declara Julia White, diretora de marketing e soluções da SAP.
As corridas da F-1 são um ambiente competitivo de ponta, com uma audiência mundial e um destino tradicional para grandes patrocinadores, incluindo a área de tecnologia.
A Oracle, por exemplo, é patrocinadora da Red Bull Racing; a Cognizant é parceira da Aston Martin; e Cisco e Dell patrocinam a McLaren.