
Saulo Vieira, o diretor-presidente do Sapiens Parque
O Sapiens Parque, pólo tecnológico de Florianópolis, abre na terça-feira, 28, um edital para a construção de um novo condomínio empresarial.
Com previsão de investimento total de R$ 90 milhões, a obra contará com oito prédios de quatro pavimentos cada, destinados a empresas de tecnologia, além de comércio e serviços, como bancos, restaurantes, livrarias e lojas diversas.
A área de 65 mil m² da chamada “fase um” do parque, incluindo vagas para estacionamento e os prédios, será interligada por um calçadão, a Via Sapiens, cuja construção também está prevista no edital.
Ao todo, o parque fica em uma área de 4,5 milhões de m² – o equivalente a cerca de 417 campos de futebol, segundo as medidas oficiais máximas estabelecidas pela Fifa - no bairro da Cachoeira do Bom Jesus, no norte da capital catarinense. Ao longo da “fase zero”, o Sapiens recebeu empresas de tecnologia e instalou equipamento de lazer, em um complexo denominado Arena Sapiens.
Além disso, foram construídos lagos e obras de o, obras do Instituto de Petróleo e Gás e instaladas estruturas de monitoramento ambiental.
“Já contamos com prédios-âncora, além de parcerias consolidadas com a UFSC e empresas públicas e privadas.
Agora, o objetivo é estabelecer comércio e serviços na região, investindo em uma nova centralidade e tornando o Sapiens um vetor do desenvolvimento sustentável e tecnológico”, define Saulo Vieira, diretor-presidente do parque.
Além do edital, também será inaugurado na terça-feira, 28, o InovaLab, um centro para desenvolver e instalar projetos estratégicos e de inovação para o Sapiens.
Em um espaço de aproximadamente 2 mil m², o InovaLab será a sede de empresas já instaladas no pólo, como o Instituto Sapientia e o cluster de tecnomídias, podendo receber, ainda, outros empreendimentos, como o Instituto de Tecnologia Naval (ITN).
O InovaLab recebeu investimentos de R$ 1,5 milhão, com recursos do Sapiens Parque, SC Parcerias e Codesc. A operação será coordenada pela Fundação Certi/UFSC.