
Sapore serve 1,3 milhão de refeições por dia. Foto: Alex Reipert/DCI-Unifesp
A Sapore, multinacional brasileira de restaurantes corporativos, migrou sua infraestrutura de TI para a nuvem Azure, em um projeto com consultoria da SoftwareOne.
O projeto, realizado entre junho e setembro, envolveu servidores localizados na empresa e também instalados em regime de colocation em um data center. A SoftwareOne seguirá gerenciando a nova infra usando a plataforma Pyracloud.
“Ir para nuvem nos traz vantagens competitivas e eficiência operacional, além de termos uma economia financeira próximo a 20% se comparado ao modelo anterior”, afirma o diretor de tecnologia da Sapore, Rafael Tobara.
Além do ambiente em nuvem permitir redução de custo de ociosidade de máquinas, a Sapore teve economia também de recursos de DevOps devido a maior escalabilidade.
“Para fazer uma nova versão ou mudança de aplicação, não preciso de pessoas de infraestrutura para fazer publicações, tenho algoritmos sistêmicos que fazem isso automaticamente, garantindo eficiência, agilidade e escalabilidade”, afirma Vanderlei Gomes, gerente de TI.
A Sapore também implementou o Windows Virtual Desktop (WVD) para aumentar a segurança da operação em home office.
Para o futuro, Tobara prevê iniciais com chatbot, IoT, Inteligência Artificial, Datalake e machine learning.
Recentemente, a Sapore implementou a suíte Microsoft Office 365 com e de serviços gerenciados da SoftwareONE para todos os seus usuários em todos os países onde atua (Brasil, México e Colômbia).
A empresa realiza mais de 200 videoconferências online diariamente e reuniões quinzenais com 1.500 profissionais conectados com líderes e a diretoria na América Latina.
A Sapore faz gerenciamento de 1,3 mil restaurantes corporativos (o que antes se chamava bandejão), a maior parte dentro de fábricas, hospitais ou empresas de grande porte, entregando 1,3 milhão de refeições diárias para clientes como Ford, BMW, Honda, Vale e Usiminas. O faturamento no ano ado foi de $ 1,9 bilhão.
A SoftwareOne é sediada na Suíça e conta com 5,3 mil funcionários e recursos de vendas e prestação de serviços em 90 países. A companhia atende a cerca de 65 mil clientes corporativos.