AUTOMAÇÃO

Sapura utiliza IoT em navios com Splunk 6w6u38

Empresa de tecnologia é fornecedora da Econocom, que implantou o projeto. 1e581m

10 de outubro de 2019 - 11:25
A Sapura é uma empresa brasileira e possui seis navios de e. Foto: divulgação.

A Sapura é uma empresa brasileira e possui seis navios de e. Foto: divulgação.

A Sapura está usando tecnologia de Internet das Coisas da Splunk para monitorar os seus barcos, que fazem a instalação e conexão de dutos flexíveis que interligam poços de petróleo a coletores e unidades de produção de óleo e gás. 

O projeto é da multinacional sa Econocom, que afirma que o mesmo é pioneiro no segmento.

Contando com mil funcionários de 21 nacionalidades, a Sapura é uma empresa brasileira e possui seis navios de e. 

No projeto, a tecnologia de Internet das Coisas coleta, integra e exibe os dados dos equipamentos e das operações realizadas nos navios da companhia, que atuam a centenas de quilômetros da costa. 

As informações aparecem em tempo real, em um no escritório localizado no Rio de Janeiro. Além disso, a Sapura tem o mais rápido a cada dado das operações depois que os projetos são realizados.

Os dados são gerados por quase dez mil sensores instalados em equipamentos, imagens do sistema de câmeras dos navios e conteúdos de fontes como bancos de dados, planilhas e sensores, sendo transmitidos por meio de links de dados, via satélite.

“Tínhamos o desafio de migrar a infraestrutura para a nuvem e precisávamos do apoio de pessoas especialistas no desenvolvimento de um sistema mais amigável, diminuindo a necessidade de treinamento nos navios”, explica Jorge Kort, Gerente de IT da Sapura.

“Com um sistema de alertas e a organização do tráfego, a Sapura ou a ter maior controle sobre a rede, utilizando de forma mais racional os recursos da banda”, aponta Alex Camargo, diretor de Projetos & Consultoria na Econocom.

A Econocom está presente no Brasil desde 2009. Hoje com um time de 400 profissionais no país, trabalha com soluções de uma série de fornecedores, incluindo a própria Riverbed, além de nomes como Cisco/AppDynamics, Delphix e Splunk.

No projeto para a Sapura, as necessidades de integração de sistemas e simplificação dos processos são feitas por consultores especializados em Splunk.

A Splunk é uma empresa americana com capital aberto na Nasdaq e um faturamento na casa dos US$ 1,3 bilhão. Além da tecnologia de IoT, oferece serviços de IT, segurança e business analytics.

Leia mais 6z23s

CARREIRA

Rosano Moraes de volta na Econocom 48143d

Há 2242 dias
LIDERANÇA

Econocom tem novo CEO m2644

Há 2513 dias
CARREIRA

Há 2304 dias
INDÚSTRIA 4.0

FMM implanta IoT em fábrica de componentes para Jeep 6x5x22

AI

Planetun analisa pedidos de seguro com Watson 6v1a58

FUTURO

WEG: mais uma compra foca Indústria 4.0 73661

ATENDIMENTO

Finep destina R$ 200 milhões para Indústria 4.0 4b3c

RUCKUS

CommScope e Cesupa tem laboratório de IoT b6t3p

CHIPS

HT Micron vai implementar S/4HANA com Meta 1h5a3l

SAP NOW

Conheça as soluções de supply chain dentro do SAP ERP e IoT da GIB 95q53