
Caixas do Zaffari. Foto: divulgação.
Os terminais de self-checkout que a rede de supermercados Zaffari instalou em uma unidade de Porto Alegre no final do ano ado são da gaúcha Perto.
É o que é possível inferir com facilidade de uma nota divulgada pela Perto para a imprensa recentemente, afirmando que a novidade está em uso “na principal rede gaúcha de supermercados”.
Como o Zaffari é a principal rede de supermercados do Rio Grande do Sul, e, além do mais, nenhuma outra rede relevante adotou a novidade ainda no estado, fica fácil ligar os pontinhos.
As caixas sem atendentes, nos quais os próprios usuários am as compras pelo leitor de código de barras e realizam o pagamento com cartão, estão em funcionamento no Zaffari Higienópolis, em uma área nobre de Porto Alegre.
É possível ar até 10 itens e pagar com cartão. O Zaffari é uma empresa notoriamente discreta em relação a divulgação das suas estratégias de negócios, não falando ela mesma nada sobre planos nem deixando fornecedores usarem seu nome.
Self-checkout já é uma realidade no varejo de países mais desenvolvidos, onde a necessidade de cortar custos é mais premente.
Nos últimos tempos, vem surgindo informações sobre planos da Amazon de eliminar o check out totalmente nas suas lojas físicas, usando pagamentos móveis.
No Brasil, no entanto, a tendência está ainda nos primeiros os. Além do Zaffari, a Perto já tem suas máquinas implantadas em outras duas cadeias de menor porte: a ZES Supermercados, de Carazinho, no interior gaúcho, e a Caitá, no interior catarinense.
"O Brasil ainda não tinha tanta tradição no autoatendimento em supermercados, mas percebemos que os consumidores gostam da facilidade e as redes que investiram na tecnologia estão muito satisfeitas. Com certeza 2017 reserva ótimos negócios com esta novidade em todo país", afirma a gerente Comercial da Perto, Belques Silveira.