Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Sergio Gargioni. Foto: divulgação.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Gargioni, foi eleito o novo presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
Formado em Engenharia Mecânica na UFSC em 1971, Gargioni possui mestrado na Universidade de Illinois. Nos anos 70 e 80, lecionou na Universidade de Brasília.
Ainda na capital federal, foi Secretário Executivo do Conselho Nacional de pós-Graduação da Capes e Superintendente de Desenvolvimento Industrial e Infraestrutura do CNPq. No ano ado, o professor coordenava projetos na Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras).
Eleito por unanimidade, Gargioni se empenhará na aprovação do Código de Ciência, Tecnologia e Inovação que está no Senado, segundo destaca o portal TI Santa Catarina. O novo executivo ocupa o cargo antes exercido por Mário Neto Borges.
As alterações do novo marco legal foram desenvolvidas a partir de demandas apresentadas pelo setor de CT&I ao grupo de trabalho do Confap, composta pela assessora jurídica da Fapesc e outras 4 Fundações.
Por meio de suas associadas, o Confap executou um orçamento de R$ 2 bilhões em 2012. Estima-se que, este ano, esse valor chegue a R$ 2,5 bilhões.
O novo presidente também quer manter agenda permanente de diálogo com as representações políticas de todos os poderes.
Criado em 2007, o Conselho é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa, participando de iniciativas como o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), o Comitê Executivo do MCT&I e o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec).