INFRA

Serpro assume data center da CGU 15551s

Órgão do governo federal vai usar o data center do Serpro em regime de colocation. 71h3x

26 de agosto de 2020 - 09:03
Concentração no Serpro é o caminho da infra do governo? Foto: Pexels.

Concentração no Serpro é o caminho da infra do governo? Foto: Pexels.

A Controladoria-Geral da União está transferindo o seu data center para dentro da infraestrutura do Serpro, estatal federal de processamento de dados.

O órgão contratou serviços de colocation para os seus servidores, além de manutenção e monitoramento de dados. A transferência dos equipamentos aconteceu no final de julho.

O contrato terá 30 meses de duração e foi firmado por meio de dispensa de licitação, nas palavras do Serpro, pela sua “notória especialização e moderno data center”.

“O principal benefício é que a CGU não precisa investir em equipamentos e infraestrutura, porque esse serviço será prestado pelo Serpro. E nós podemos, basicamente, nos dedicar ao que é mais importante para a Controladoria, que é o serviço de TI”, afirma o responsável pela Divisão de infraestrutura da CGU, Gustavo Souza.

CONCENTRAÇÃO NO SERPRO?

Segundo estimativa da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, o governo federal ainda possui 133 Data Centers em diferentes órgãos da istração pública. 

O Serpro tem a ambição de ser um dos atores principais na estratégia do governo de consolidar parte dessa infraestrutura, buscando ganhos de escala e economia de custo.

A estatal tem para tanto o seu data center e está construindo também acordos com grandes provedores de nuvem pública, sendo o primeiro deles a AWS.

O modelo de atuação do Serpro com o AWS acontece dentro do regramento da Lei de Estatais e prevê a composição do preço final a partir de duas contas: a unidade de serviço de nuvem, pertencente à AWS, e a unidade de serviço técnico, que é a parte do Serpro na equação. 

Até agora, 240 funcionários do Serpro já aram por treinamentos na tecnologia da AWS. 

É importante lembrar que o Serpro está negociando com outros players de nuvem. A empresa não abre nomes, mas eles certamente incluem Google e Microsoft, que juntos com a AWS foram a liderança no mercado, e talvez algum player mais de nicho como Oracle e IBM.

Leia mais 6z23s

BRASÍLIA

Serpro troca de presidente 6qu5e

Há 1749 dias
FUI

Salim Mattar sai do governo 4c4o3r

Há 1751 dias
TENTATIVA

Ceitec, mais barato aberto que fechado? s1k38

Há 1770 dias
BRASÍLIA

Ministério da Economia vai contratar 350 3n2c1x

INVESTIDA

Valid entra em ERP para prefeituras 444d5n

CELESTE

Uruguai tem app do coronavírus 4xh35

NEGOCIAÇÃO

Microsoft topa desconto de 22% para governo 73r17

PANDEMIA

IBM oferece consultoria gratuita para São Paulo 4t1r19