TEMPO

Shopify: chega de reuniões 5g2z5a

Plataforma de e-commerce quer aumentar a produtividade das equipes. 625q2g

06 de janeiro de 2023 - 06:19
Cadê a reunião que estava aqui? Foto: Depositphotos.

Cadê a reunião que estava aqui? Foto: Depositphotos.

A Shopify, uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, tomou uma medida radical na volta das férias de final de ano: a empresa apagou das agendas todas as reuniões recorrentes com mais de duas pessoas, além de instituir que nenhuma reunião poderá ser realizada às quartas-feiras.

A empresa também determinou que reuniões com mais de 50 pessoas serão reduzidas a uma janela de seis horas às quintas com limite de uma por semana.

Com isso, a Shopify irá deletar aproximadamente 10 mil eventos dos calendários de seus colaboradores, cifra que totaliza mais de 76,5 mil horas.

Não se trata só de uma limpa, mas de uma nova política permanente sobre o uso do tempo: os funcionários também serão incentivados a recusar outras reuniões no futuro. 

Uma reunião cancelada por algum dos participantes só poderá ser convocada novamente a partir de um “período de reflexão" de duas semanas. 

O Slack será apenas um mensageiro instantâneo a partir de agora, com grupos grandes usados apenas para anúncios, em combinação com o Workplace, da Meta.

“A melhor coisa que os fundadores podem fazer é subtrair”, disse Tobi Lutke, CEO da Shopify, em um comunicado enviado por e-mail. “É muito mais fácil adicionar coisas do que remover coisas. À medida que as pessoas adicionam coisas, o conjunto de coisas que podem ser feitas se torna menor. Então, você acaba com mais e mais pessoas apenas mantendo o status quo”, analisa.

Como muitas outras empresas de tecnologia, em especial as focadas em comércio eletrônico, a Shopify está ando por um momento conturbado. Em junho do ano ado, a companhia demitiu 1 mil funcionários, correspondente a 10% de sua base global.

Em um post feito na época, Lutke disse que errou a ada ao apostar em um crescimento contínuo e acelerado do segmento de e-commerce seguindo o boom causado pela pandemia.

Não foi o que aconteceu, com as vendas digitais caindo a partir da reabertura das lojas físicas. Somado a isso, o capital de investidores secou em meio a um quadro geopolítico complexo.

Além das demissões, as empresas de tecnologia vêm buscando incrementar a produtividade das equipes. Uma forma disso é reduzir o tempo perdido: Meta e a Twilio também instituíram dias sem reuniões (as duas também fizeram cortes significativos de equipe, na casa dos 10%).

Outras empresas estão sendo mais agressivas e focando diretamente nas metas.

É o caso do Google, que quer aumentar a produtividade da empresa em 20%, com uma série de medidas destinadas a simplificar processos internos e cortar custos, anunciadas em setembro do ano ado.

Segundo informações do Business Insider, o CEO determinou uma redução de um terço na lista dos objetivos e resultados chave (os famosos OKRs, na sigla em inglês) para 2023.

Já o site The Information revela que a empresa já disse aos seus gerentes sênior para limitar as viagens de trabalho a atividades de "missão crítica”, excluindo eventos sociais, atividades de integração de equipes e qualquer evento presencial com uma alternativa virtual.

Outra possível vítima dos novos tempos são as políticas generosas de home office. No final do ano ado, o CEO da Salesforce, Marc Benioff, fez uma postagem em canal interno da empresa no Slack, com diversos questionamentos sobre o trabalho em casa.

De acordo com Benioff, funcionários contratados durante a pandemia e nos anos de 2021 e 2022 estão mostrando “produtividade muito mais baixa”.

Nesta semana, a Salesforce anunciou que vai demitir 7 mil funcionários pelo mundo, algo próximo de 10% da sua força total de trabalho.

Leia mais 6z23s

EXPANSÃO

Cadastra compra Digital Ethos por R$ 50 milhões 12395n

Há 920 dias
SITES

Mendes assume Wix no Brasil 16hb

Há 1204 dias
CORTES

Shopify demite 1 mil, 10% do time 391w65

Há 1037 dias
CUSTOS

Twilio demite 11% 4j1yu

VINHOS

Vinícola Aurora tem e-commerce com VTEX 2o3d3q

E-COMMERCE

WPP compra Corebiz 1h6x