
A capital mineira foi escolhida por abrigar grandes empresas do setor. Foto: Divulgação
A Siemens, empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde, escolheu Belo Horizonte como sede para o Minerals Digital Hub, seu hub focado nos clientes do setor de mineração que se encontram naquela região.
O projeto já existia em formato remoto há um ano e meio, por iniciativa da sede global da companhia, na Alemanha, e ganhou o espaço físico em abril.
Segundo a companhia, a capital mineira foi escolhida por abrigar grandes empresas do setor, como Vale, Anglo American e CSN.
O foco do hub é na indústria 4.0 e na digitalização de gestão de processos da cadeia produtiva, tecnologia operacional e projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D, na sigla em inglês), com o objetivo de aprofundar os conhecimentos na área.
Atualmente, cerca de 75% da produção de minério de ferro produzido no Brasil a pelos sistemas da Siemens.
A empresa iniciou suas primeiras atividades no país em 1867, com a instalação da linha telegráfica entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul.
Atualmente, são quatro fábricas, cinco centros de pesquisa e desenvolvimento e cinco centros de distribuição no Brasil.
O Grupo Siemens é formado pela Siemens (infraestrutura e indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility.
No ano fiscal de 2021, a corporação gerou receita de € 62,3 bilhões e lucro líquido de € 6,7 bilhões, contando com cerca de 303 mil funcionários no mundo.