.png?w=730)
Projeto-piloto será expandido para todas as vagas do hospital (Foto: Divulgação)
O Hospital Sírio-Libanês, complexo hospitalar com sede em São Paulo, adotou o modelo entrevistas ocultas da Jobecam, plataforma que conecta empresas a candidatos por meio de vídeo recrutamento e algoritmos inteligentes.
Com a proposta de anonimizar o candidato até a última etapa da seleção, todas as informações relacionadas à identidade dele ficam ocultas, desde o encaminhamento do currículo para o gestor responsável pelo processo até a realização das entrevistas.
Assim, não é possível ar informações como o nome, gênero, idade, etnia, foto e tudo que possa acionar gatilhos inconscientes relacionados aos vieses que permeiam a percepção do recrutador.
A segunda parte do processo envolve um vídeo gravado pelo candidato, feito com avatares que escondem sua imagem e modificam sua voz. O mistério se estende até a terceira etapa, quando é realizada uma entrevista on-line em tempo real.
Na última fase da seleção, já com um pequeno grupo de profissionais filtrados, a identidade do candidato é finalmente revelada.
“Toda vaga é uma oportunidade de encontrar pessoas interessantes para que nosso time interno seja um reflexo da diversidade do Brasil. A Jobecam foi um vetor que nos permitiu alcançar esse objetivo”, afirma Vânia Bezerra, diretora de compromisso social do Hospital Sírio-Libanês.
Durante os meses de agosto a dezembro de 2022, 12 processos de seleção utilizaram o novo modelo implementado pela Jobecam. Como resultado, houve uma maior contratação de minorias, sendo 90% mulheres e 50% pertencentes a grupos afirmativos.
Ao longo do semestre seguinte, a Jobecam e o Sírio-Libanês trabalharam juntos para aperfeiçoar a ferramenta de forma que atendesse a necessidades específicas. Em 2023, a plataforma ou a contemplar as vagas em toda a instituição.
Criado em 1921, o Hospital Sírio-Libanês conta com três unidades em São Paulo e quatro em Brasília, atendendo anualmente mais de 120 mil pacientes em 60 especialidades.
Fundada em 2016 e com sede em São Paulo, a Jobecam é conhecida como a "The Voice" dos processos seletivos. Entre os clientes, estão grandes organizações, como Accenture, Adecco, Seguros Unimed, Bradesco, Magalu e Hospital Sírio-Libanês.
No início deste ano, a empresa recebeu um aporte de R$ 4 milhões por parte de nomes como Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central e sócio-fundador da Gávea Investimentos, e Daniel Gleizer, ex-diretor de assuntos internacionais do Banco Central.