RH

Sírio-Libanês: processo seletivo anônimo com Jobecam 2e2552

Recrutamento à moda “The Voice” resultou em maior contratação de minorias. 4aj24

04 de outubro de 2023 - 17:02
Projeto-piloto será expandido para todas as vagas do hospital (Foto: Divulgação)

Projeto-piloto será expandido para todas as vagas do hospital (Foto: Divulgação)

O Hospital Sírio-Libanês, complexo hospitalar com sede em São Paulo, adotou o modelo entrevistas ocultas da Jobecam, plataforma que conecta empresas a candidatos por meio de vídeo recrutamento e algoritmos inteligentes.

Com a proposta de anonimizar o candidato até a última etapa da seleção, todas as informações relacionadas à identidade dele ficam ocultas, desde o encaminhamento do currículo para o gestor responsável pelo processo até a realização das entrevistas. 

Assim, não é possível ar informações como o nome, gênero, idade, etnia, foto e tudo que possa acionar gatilhos inconscientes relacionados aos vieses que permeiam a percepção do recrutador.

A segunda parte do processo envolve um vídeo gravado pelo candidato, feito com avatares que escondem sua imagem e modificam sua voz. O mistério se estende até a terceira etapa, quando é realizada uma entrevista on-line em tempo real. 

Na última fase da seleção, já com um pequeno grupo de profissionais filtrados, a identidade do candidato é finalmente revelada. 

“Toda vaga é uma oportunidade de encontrar pessoas interessantes para que nosso time interno seja um reflexo da diversidade do Brasil. A Jobecam foi um vetor que nos permitiu alcançar esse objetivo”, afirma Vânia Bezerra, diretora de compromisso social do Hospital Sírio-Libanês. 

Durante os meses de agosto a dezembro de 2022, 12 processos de seleção utilizaram o novo modelo implementado pela Jobecam. Como resultado, houve uma maior contratação de minorias, sendo 90% mulheres e 50% pertencentes a grupos afirmativos. 

Ao longo do semestre seguinte, a Jobecam e o Sírio-Libanês trabalharam juntos para aperfeiçoar a ferramenta de forma que atendesse a necessidades específicas. Em 2023, a plataforma ou a contemplar as vagas em toda a instituição.

Criado em 1921,  o Hospital Sírio-Libanês conta com três unidades em São Paulo e quatro em Brasília, atendendo anualmente mais de 120 mil pacientes​ em 60 especialidades.

Fundada em 2016 e com sede em São Paulo, a Jobecam é conhecida como a "The Voice" dos processos seletivos. Entre os clientes, estão grandes organizações, como Accenture, Adecco, Seguros Unimed, Bradesco, Magalu e Hospital Sírio-Libanês.

No início deste ano, a empresa recebeu um aporte de R$ 4 milhões por parte de nomes como Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central e sócio-fundador da Gávea Investimentos, e Daniel Gleizer, ex-diretor de assuntos internacionais do Banco Central.

Leia mais 6z23s

ELETRÔNICOS

Cliptech gere área fiscal com SAP 1x6i6t

Há 597 dias
PROJETOS

Marcopolo adota Catia com SKA t1w2o

Há 597 dias
CLIMATIZAÇÃO

Grupo Ventisol adota TMS da Datafrete 26r1x

Há 598 dias
MINERAÇÃO

Samarco adota solução da Elipse Software 4f6p70

É AMANHÃ

iProcess realiza workshop beneficente h3d5x