PROJETO DE LEI

Sites de e-commerce devem ter mais informações 6b4873


05 de novembro de 2012 - 11:40
Projeto de lei determina novas obrigações para sites de e-commerce. Foto: flickr.com/photos/jessicasheriff.

Projeto de lei determina novas obrigações para sites de e-commerce. Foto: flickr.com/photos/jessicasheriff.

Está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que define novas obrigações para sites de venda de produtos e serviços pela internet. Agora os sites devem informar o fornecedor do produto ou serviço ao consumidor.

A proposta é da deputada Iracema Portella (PP-PI), que determina que além das informações de fornecedor, o site deve dizer ao cliente a empresa que gerencia os pagamentos e quem veicula as vendas.

Segundo informações da Agência Câmara, o projeto estabelece que as empresas que fazem venda online deverão apresentar no site o nome empresarial, o endereço da sede, o número no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), telefone e e-mail do Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Quem deixar de cumprir as determinações estará sujeito às sanções do Código de Defesa do Consumidor, como multa e suspensão do fornecimento do produto ou serviço.

Iracema afirma que, em muitos sites, o fornecedor identifica-se unicamente pelo nome de fantasia e omite seu nome empresarial e endereço para impedir o consumidor de exigir seus direitos em juízo.

“Esse procedimento irresponsável é incentivado pela falta de regulamentação do comércio eletrônico e pela falta de punição a esse tipo de conduta”, disse a parlamentar.

De acordo com a e-bit, atualmente no Brasil são mais de 37 milhões de e-consumidores. No primeiro semestre, o digital commerce faturou R$ 10,2 bilhões, resultado de aproximadamente 29,6 milhões de encomendas feitas junto às lojas virtuais brasileiras.

Leia mais 6z23s

EMPRESAS

Brasil com três no 500 Startups 13714w

Há 4586 dias
NOVOS RECURSOS

MercadoLivre libera API e checkout mobile iq6t

Há 4587 dias
E-COMMERCE

Netshoes: 70% mais e-mail marketing aberto a6f37

Há 4595 dias
FÁBIO BONFÁ

Privalia tem novo country manager 661b1z

ABERTA A PROPOSTAS

Saraiva desmente negócio com Amazon 3j145d

STARTUP

BazzApp: marketplace social no Facebook 2st6j

EXPANSÃO

Nacional: e-commerce para 15 cidades 4t4i41

COMPRADORA

Grupo RBS lança e.Bricks 3d4w5d