.png?w=730)
Sky também oferece o serviço de internet banda larga através de tecnologia de o fixo-móvel (Foto: Divulgação)
A Sky, uma das maiores operadoras de televisão por do país, decidiu trocar o fornecedor de manutenção de toda sua infraestrutura de TI, com a contratação da V8.Tech.
A transição, que levou apenas 47 dias para ser concluída, contemplou o banco de dados, middleware, armazenamento, plataforma de nuvem Oracle OCI, Windows e Linux, servidores, entre outros sistemas.
Hoje, quase todo o ambiente de TI da Sky é armazenado em nuvem, com mais de 90% dele sendo apoiado pela solução da Oracle. Levando isso em consideração, a operadora buscava uma consultoria especializada na marca.
Até então, toda essa estrutura era atendida por uma consultoria terceirizada, que respondia a dúvidas e incidentes relacionados à área.
Segundo a Sky, com a migração, a principal meta era manter a qualidade do serviço prestado aos clientes internos da companhia, bem como a disponibilidade de processos, visto que a operação da empresa depende disso.
“A sustentação é um serviço primordial para a Sky. Temos clientes e parceiros de instalação e e técnico ao cliente em todo o país. Portanto, nossos sistemas precisam estar disponíveis o tempo todo”, complementa André Nazaré, diretor de operações e infraestrutura da Sky.
Inicialmente, a V8 desenvolveu um plano de transição envolvendo um time de profissionais qualificados e a máxima absorção de conhecimento dos ambientes de negócio e tecnologia da Sky.
No momento, o serviço de manutenção da V8 vigora 24 horas por dia, sete dias por semana, e o tempo máximo de atendimento não supera cinco minutos.
São mais de 30 profissionais dedicados à Sky alocados no Centro de Operações da empresa, realizando o monitoramento remoto da infraestrutura.
Como resultado, a Sky atingiu um Acordo de Nível de Serviço (SLA, na sigla em inglês), índice que se refere à qualidade e eficiência do atendimento e serviço prestado por uma companhia, de 99,96%.
Outro destaque, segundo Nazaré, foi a proatividade na resolução de problemas por parte do time de sustentação da V8, a qual resultou em uma diminuição de 20% no número de chamados da Sky.
O diretor relata que, por entender o funcionamento do negócio e como cada sistema o impacta, o time da V8 não espera cair um chamado para tomar uma ação. Se algo fora do padrão é percebido, o evento é investigado e resolvido antes mesmo da ocorrência de uma queda em algum sistema.
“Não é questão de entender apenas como uma ferramenta interfere no bom funcionamento da infraestrutura. Eles também sabem como cada sistema interfere na ponta, ou seja, nas vendas, no atendimento ao cliente final e no apoio aos parceiros”, explica.
Criada em 1996, a Sky também oferece o serviço de internet banda larga através de tecnologia de o fixo-móvel (FWA, na sigla em inglês), com cerca de 150 mil usuários em 137 cidades no Brasil.
A V8.Tech atua no desenvolvimento e migração de aplicações, projetos DevOps, Big Data e Analytics, além de soluções de inteligência artificial. A empresa foi formada com a fusão entre V8 Consulting, Devires e Experior
Entre seus clientes, estão as empresas AEGEA, Banco Original, Rumo, Intervalor, Auto, Fácil Assist e Banco Carrefour.
Para 2023, a meta da V8 é alcançar R$ 500 milhões em vendas.