
A SLC Agrícola possui 22 unidades de produção em sete estados brasileiros. Foto: Depositphotos
A SLC Agrícola, um dos maiores grupos de produção de commodities agrícolas do país, adotou a nuvem Microsoft Azure para ter respostas tecnológicas mais rápidas e acompanhar a estratégia de crescimento da companhia.
Segundo a empresa, o maior desafio era automatizar seus processos, trazendo mais agilidade e eficiência no gerenciamento das unidades produtivas.
“Com a implantação das soluções em nuvem, centralizamos todas as informações em um só lugar, permitindo o o dos colaboradores em tempo real, o que facilita a comunicação entre as unidades”, explica João Aranda, gerente de infraestrutura, governança e serviços de TI da SLC Agrícola.
Atualmente, todo o processamento e as cargas de trabalho das fazendas da companhia rodam num ambiente de infraestrutura em nuvem, o que, conforme Aranda, permite à SLC fazer um provisionamento mais rápido de recursos.
No projeto, a empresa também investiu em ambientes de desenvolvimento em nuvem para dar agilidade à validação de códigos de programação e automatizar o processo para colocar em uso uma aplicação já desenvolvida.
Além disso, utilizou as ferramentas Visual Studio e Azure DevOps para diminuir o tempo de desenvolvimento de novas aplicações, bem como o Power Automate e o Power Apps, conseguindo construir um sistema sem depender de servidores físicos.
“Ganhamos muita agilidade. Com o Azure DevOps conseguimos criar a esteira automatizada que nos permite publicar aplicações escaláveis em poucos cliques”, conta Bruno Cruz, coordenador de desenvolvimento de sistemas da SLC.
Conforme Aranda, 100% dos arquivos das fazendas da SLC já estão no Sharepoint.
“Além disso, ao migrar os data centers físicos para a nuvem, economizamos energia, contribuindo para um negócio mais sustentável”, finaliza o gerente.
Fundada em 1977, a SLC Agrícola é produtora de soja, milho e algodão, além de trabalhar com o plantio de pastagem e criação de gado.
Com sede em Porto Alegre, a companhia possui 22 unidades de produção em sete estados brasileiros. Na safra de 2021/2022, sua área plantada foi de aproximadamente 672 mil hectares.
Em 2021, a receita líquida da SLC Agrícola chegou a R$ 4,6 bilhões, valor 24,5% maior que o período anterior.
Criada em 1975, a Microsoft tem negócios em 190 países e conta com cerca de 144 mil funcionários. A empresa está no Brasil há 34 anos, com sede em São Paulo.