Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Smiles adotou comunicação unificada da Cisco. Foto: Ken Wolter/Shutterstock.com
A Smiles, a do segmento de recompensa e fidelização, optou por utilizar a solução de Comunicação Unificada da Cisco na istração dos dados de 10 milhões de participantes. A plataforma inclui ferramentas de chat, vídeo, voz e foi implantadade pela integradora A.Telecom. A empresa também fará a manutenção da infraestrutura, sob o modelo IaaS (Infrastructure as a Service).
Segundo Pedro Dorico, CTO da Smiles, o fator de conectividade foi determinante na construção da infraestrutura de comunicação e colaboração da empresa, pois os sistemas da companhia estão distribuídos em dois data centers ados remotamente.
O outro fator determinante do projeto foi a disponibilidade da infraestrutura.
A Smiles não poderia sofrer interrupção, principalmente no horário comercial, pois as paradas impactariam a produtividade da empresa e sua capacidade de atuar em processos críticos ligados à operação, como atendimento aos clientes, vendas e funções do backoffice. Sendo assim, optou-se pela rede sem fio atual, disponível para qualquer dispositivo.
A Cisco providenciou para a a uma solução composta de LAN, WAN, firewall, wireless, jabber e Business Edition 6000.
O pacote tecnológico permitiu ofertar uma plataforma de colaboração integrada e adaptável às necessidades dos colaboradores da Smiles e às diversas plataformas utilizadas, (Android, Windows e Apple), para permitir o BYOD (traga seu próprio dispositivo, da sigla em inglês).
Anteriormente um departamento da Gol Linhas Aéreas, a Smiles tornou-se uma empresa independente em janeiro de 2013. Em abril do mesmo ano, abriu seu capital na Bolsa de Valores.
Captando cerca de R$ 1,1 bilhão de reais após oferta pública inicial de ações (IPO), a empresa saltou de 15 colaboradores para aproximadamente 80.
Hoje, a rede sem fio e o softfone são utilizados por 100% dos funcionários. O chat é utilizado por todo o grupo e a videoconferência está em fase piloto.
“Não contamos com especialistas internos. Toda a infraestrutura e o e de telecom são oferecidos como serviço, que foi ajustado aos requisitos da nossa operação”, explica Dorico.
A A.Telecom também atende clientes como AmericanAirlines, Infraero e Motorola.