Essa eu confesso que me chamou pelo título: "Profissionalismo para nerds - Eu já sei o que vou ser quando crescer". A palestra parecia engraçadinha, um pouco de humor entre tantos zeros e uns, e era mesmo. Em cerca de 40 minutos de papo com uma sala lotada de cabeludos, Sulamita Garcia, da Intel, falou sobre a carreira na área técnica de software.
O assunto é ótimo, muitas dicas, muitas verdades, muitas instruções sobre comportamentos que devem ser mantidos, alterados ou expurgados do convívio social e profissional. Mas tudo isso vou só pincelar por aqui, por enquanto, já que o tema rendeu tanto que me empolguei e fiz uma Entrevista da Semana com ela. Em breve, no Baguete, a totalidade do conteúdo.
Por hora, basta saber que, em primeiro lugar, nerd que é nerd sabe que, além de ser genial, tem de ser corporativo, ou seja: entender como funciona o meio empresarial, e se sujeitar ou não a ele. Se não ar andar de terno e gravata, ajeitar o cabelo todo dia, atender a prazos e horários, conviver com a rotina e - sem choro! - produzir os
famosos relatórios, nem adianta tentar, é melhor mudar de mercado.
E então, a programação é para você ou não?
A repórter Gláucia Civa faz a cobertura completa do fisl9.0 para o Baguete direto da PUC-RS.