Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Plataforma da Softway vai para a nuvem. Foto: divulgação.
A Softway, desenvolvedora de softwares para comércio exterior, está em fase final de migração da sua plataforma de TI para a nuvem.
O processo foi conduzido com a ajuda da Sensedia, empresa brasileira especialista em arquitetura de TI Moldável.
Segundo Gleber Antunes Baptistella, arquiteto de software da Softway, a migração da plataforma atual para uma arquitetura baseada na nuvem é um projeto de atualização tecnológica, focado na melhoria do processo de desenvolvimento, arquitetura e aumento da qualidade dos produtos.
A parceria com a Sensedia acontece desde 2009, quando foi contratada para definir a arquitetura de TI ideal para sustentar essa migração de plataforma.
Dentro de todas as ações, a implementação do processo de integração contínua (Continuous Integration) é um dos pilares fundamentais para que os produtos possam ser criados e evoluídos.
Com o processo é possível identificar problemas na fase do desenvolvimento de maneira proativa, evitando propagar erros para o cliente, afirma Baptistella.
“Ficamos sabendo, quase que imediatamente, se alguém inseriu um bug ou um padrão de código que não está de acordo com os protocolos da companhia. O processo garante respostas quase imediatas sobre a integridade da linha de desenvolvimento”, explica.
Para Baptistella, um dos principais benefícios é que todo o ambiente de integração contínua deixa o produto final mais confiável, refletindo na camada de negócios da Softway, que faturou R$ 30 milhões no primeiro semestre de 2012.
“A detecção de erros antes da propagação do produto para o cliente é fundamental. O fato de existir um processo contínuo que avalia a saúde do código faz com que a confiabilidade do produto aumente significativamente”, reforça.