.jpg?w=730)
Pedro Pereira, da SAP, e Francisco de Blanco, da Soleum. Foto: divulgação.
A Soleum, uma nova empresa mineira dedicada à produção de matérias-primas sustentáveis com carbono negativo, está implantando diversas soluções da SAP com a Cast Group, uma das maiores integradoras de TI do país.
Além do habitual protagonista S/4 Hana, última versão do software de gestão da multinacional rodando na nuvem, o pacote inclui ferramentas focadas em sustentabilidade, como o SAP Sustainability Control Tower e o SAP Product Footprint Management.
Soluções como SAP Concur, de viagens e despesas, e SAP SuccessFactors, de gestão de recursos humanos, também foram integradas ao ERP.
Segundo Francisco de Blanco, CEO e fundador da Soleum, uma das necessidades da empresa era monitorar todas as emissões de carbono pelas quais têm responsabilidade, seja direta ou indireta, em sua cadeia produtiva.
Para isso, o SAP Product Footprint Management deve entregar uma visão geral das emissões de CO2 e da pegada de carbono (termo usado para o impacto climático medido em toneladas equivalentes de CO2) dos produtos durante todo o seu ciclo de vida.
Com isso, será possível fazer uma análise comparativa sobre diferentes locais de produção e categorias de produtos, mensurando as emissões em cada etapa da produção e da cadeia de distribuição.
Essa visão deve possibilitar a captura de insights e melhores práticas para a redução do impacto nas operações.
“Sabemos que, se você contratou a SAP, com o know how e a imagem que ela tem, ninguém questiona o seu número. O nosso número está dentro de um rigor técnico absurdo, totalmente validado e totalmente auditável”, destaca Blanco.
Outra necessidade da Soleum é avançar no gerenciamento sobre o uso de recursos naturais, aumentar a eficiência de processos de produção e identificar oportunidades de melhoria.
Para isso, o SAP Sustainability Control Tower deve permitir a coleta, análise e relato de dados em tempo real, integrando diversas fontes de dados a fim de obter indicadores de impactos ambientais, sociais e de governança.
“Às vezes as empresas pensam que a SAP é só para empresa grande e, olha só, um negócio que já nasce com a SAP como parceira e vai para o mercado com esse diferencial. Uma empresa inteligente usa os seus parceiros de negócio de maneira inteligente e a Soleum está fazendo isso, aproveitando o máximo que a SAP tem para oferecer”, ressalta Pedro Pereira, Chief Sustainability Officer da SAP América Latina e Caribe.
A Soleum é uma empresa mineira consolidada em 2023 após quatro anos de desenvolvimento, com atividades baseadas no cultivo da Macaúba, uma palmeira nativa brasileira.
Da polpa e amêndoa retiradas de seus frutos, a companhia extrai óleos para uso em setores como biocombustíveis, cosméticos, alimentos e mineração, além de farinhas para a indústria alimentícia.
Como pratica atividades de reflorestamento, 40% da receita da Soleum hoje vem de créditos de carbono. Esses certificados são registrados por terceiros para comercialização através de mercados globais.
A SAP é líder de mercado em software corporativo, com 87% das transações comerciais no mundo ando por algum de seus sistemas. Com 99 das 100 maiores empresas do mundo entre seus clientes, a companhia atende 25 setores do âmbito público e privado.
Há mais de 33 anos no mercado, a Cast atua em projetos SAP há mais duas décadas no Brasil e em outros países.
A empresa tem 2,5 mil funcionários e filiais em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Maceió, Curitiba, Ribeirão Preto, ville, Caxias do Sul e Porto Alegre, além de uma fábrica de software em Araraquara, no interior de São Paulo.
Hoje a integradora soma mais de 450 clientes. Entre eles, estão nomes como Cielo, Vale, Cemig, Eletrobrás, Atento, Renault, Randoncorp, Grupo CMPC, Marcopolo, Stara, Kepler, Bosch, Ipiranga Agroindustrial, DrogaRaia e Raizen.