ESG

Soleum adota soluções da SAP 1t3it

Com implantação da Cast Group, nova empresa entra para a vitrine de sustentabilidade da alemã. 6tw6e

14 de junho de 2023 - 15:37
Pedro Pereira, da SAP, e Francisco de Blanco, da Soleum. Foto: divulgação.

Pedro Pereira, da SAP, e Francisco de Blanco, da Soleum. Foto: divulgação.

A Soleum, uma nova empresa mineira dedicada à produção de matérias-primas sustentáveis com carbono negativo, está implantando diversas soluções da SAP com a Cast Group, uma das maiores integradoras de TI do país. 

Além do habitual protagonista S/4 Hana, última versão do software de gestão da multinacional rodando na nuvem, o pacote inclui ferramentas focadas em sustentabilidade, como o SAP Sustainability Control Tower e o SAP Product Footprint Management.

Soluções como SAP Concur, de viagens e despesas, e SAP SuccessFactors, de gestão de recursos humanos, também foram integradas ao ERP.

Segundo Francisco de Blanco, CEO e fundador da Soleum, uma das necessidades da empresa era monitorar todas as emissões de carbono pelas quais têm responsabilidade, seja direta ou indireta, em sua cadeia produtiva. 

Para isso, o SAP Product Footprint Management deve entregar uma visão geral das emissões de CO2 e da pegada de carbono (termo usado para o impacto climático medido em toneladas equivalentes de CO2) dos produtos durante todo o seu ciclo de vida.

Com isso, será possível fazer uma análise comparativa sobre diferentes locais de produção e categorias de produtos, mensurando as emissões em cada etapa da produção e da cadeia de distribuição. 

Essa visão deve possibilitar a captura de insights e melhores práticas para a redução do impacto nas operações.

“Sabemos que, se você contratou a SAP, com o know how e a imagem que ela tem, ninguém questiona o seu número. O nosso número está dentro de um rigor técnico absurdo, totalmente validado e totalmente auditável”, destaca Blanco.

Outra necessidade da Soleum é avançar no gerenciamento sobre o uso de recursos naturais, aumentar a eficiência de processos de produção e identificar oportunidades de melhoria.

Para isso, o SAP Sustainability Control Tower deve permitir a coleta, análise e relato de dados em tempo real, integrando diversas fontes de dados a fim de obter indicadores de impactos ambientais, sociais e de governança.

“Às vezes as empresas pensam que a SAP é só para empresa grande e, olha só, um negócio que já nasce com a SAP como parceira e vai para o mercado com esse diferencial. Uma empresa inteligente usa os seus parceiros de negócio de maneira inteligente e a Soleum está fazendo isso, aproveitando o máximo que a SAP tem para oferecer”, ressalta Pedro Pereira, Chief Sustainability Officer da SAP América Latina e Caribe.

A Soleum é uma empresa mineira consolidada em 2023 após quatro anos de desenvolvimento, com atividades baseadas no cultivo da Macaúba, uma palmeira nativa brasileira.

Da polpa e amêndoa retiradas de seus frutos, a companhia extrai óleos para uso em setores como biocombustíveis, cosméticos, alimentos e mineração, além de farinhas para a indústria alimentícia.

Como pratica atividades de reflorestamento, 40% da receita da Soleum hoje vem de créditos de carbono. Esses certificados são registrados por terceiros para comercialização através de mercados globais.

A SAP é líder de mercado em software corporativo, com 87% das transações comerciais no mundo ando por algum de seus sistemas. Com 99 das 100 maiores empresas do mundo entre seus clientes, a companhia atende 25 setores do âmbito público e privado.

Há mais de 33 anos no mercado, a Cast atua em projetos SAP há mais duas décadas no Brasil e em outros países. 

A empresa tem 2,5 mil funcionários e filiais em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Maceió,  Curitiba, Ribeirão Preto, ville, Caxias do Sul e Porto Alegre, além de uma fábrica de software em Araraquara, no interior de São Paulo.

Hoje a integradora soma mais de 450 clientes. Entre eles, estão nomes como Cielo, Vale, Cemig, Eletrobrás, Atento, Renault, Randoncorp, Grupo CMPC, Marcopolo, Stara, Kepler, Bosch, Ipiranga Agroindustrial, DrogaRaia e Raizen.

Leia mais 6z23s

SUPRIMENTOS

BrSupply implanta S/4 da SAP 6a1u6b

Há 711 dias
INDÚSTRIA

Leinertex adota B1 da SAP 1s6q6f

Há 712 dias
DIGITAL

São Leopoldo atualiza sistemas com Lenovo 28484a

Há 718 dias
ESG

Versuni gere reciclagem de airfryers com SAP 5b5e5t

CHATS

SAP usará IA generativa da Microsoft 5q2h7

Zs

Delaware migra ECC para S/4 572c21