REPOSICIONAMENTO

Sonda IT muda a estrutura comercial 3c6c2r

25 de abril de 2016 - 11:59
Eduardo Borba

Eduardo Borba

A Sonda IT reestruturou sua operação comercial no Brasil, visando posicionar-se como uma integradora de soluções com foco em verticais de mercado, aumentando a penetração nos clientes da sua base.

O movimento pode ser visto como uma “digestão” das aquisições feitas pela empresa no Brasil nos últimos anos. Até agora, a companhia se organizava em seis divisões de negócio, com cada uma delas sendo no fundo uma das empresas compradas no ado.

Assim, a área de tecnologia fiscal e SAP era oriunda da Procwork, adquirida pela Sonda ainda em 2007; as áreas de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança da Kaizen, comprada em 2010 e as de tecnologia de comunicações da Telsinc, agregada em 2012.

“Queremos fazer negociações em outro nível com nossos clientes, assim como criar novas relações com as companhias que vendemos”, resume Eduardo Borba, presidente da Sonda IT.

Borba, na Sonda desde 2011, assumiu o comando da Sonda IT em abril do ano ado, já tendo em vista a nova estrutura, voltada para mercados alvos dentro dos setores de Serviços, Indústria e Telecom.

O time comercial será verticalizado dentro desses segmentos, com algumas divisões internas. A Sonda IT tem 800 clientes ativos, dos quais 300 foram denominadas key s.

A estratégia é liderada por Gutembergue Rodrigues, outro executivo de carreira da Sonda, que assumiu a vice-presidência de vendas 

No atual clima econômico, com as previsões para o PIB falando em nova queda na faixa dos 4%, Borba é realista sobre os resultados que o novo posicionamento comercial pode trazer para a Sonda IT.

“Nosso objetivo é crescer acima do mercado”, resume Borba, sem dar maiores detalhes. Para o médio e longo prazo, o presidente da Sonda IT acredita que a nova organização deverá trazer ganhos ao colocar em maior destaque o nome da multinacional chilena.

Atualmente a empresa opera com 22 mil colaboradores em dez países da América Latina e seu faturamento em 2015 alcançou receita consolidada de US$ 1,25 bilhão em 2015 (cerca de 60% fora da sede chilena, com destaque para o Brasil), uma alta de 1,4% em relação ao mesmo período no ano anterior, e um EBITDA de US$ 178,5 milhões, que representa 2,3% a menos que em 2014.

A meta é que a Sonda IT se posicione como uma integradora, vendendo projetos ponta a ponta que possam incluir tecnologias de diferentes fabricantes como SAP, Cisco, Microsoft, EMC e HP.

“Nós demoramos um pouco para dar esse o”, afirma Borba. “Mas o retorno dos clientes tem sido positivo e acredito que a nova estratégia deve ser um sucesso”.

Leia mais 6z23s

PLANOS

Sonda vai seguir comprando 3b503u

Há 3412 dias
NOVO CARGO

Sonda anuncia CIO para o Brasil 3p1341

Há 3398 dias
CARREIRA

InfraTI contrata ex-Sonda para expansão w171

Há 3397 dias
RESULTADOS

Alta do dólar atrapalha Sonda 30431o

OFERTA

Sonda IT e Microsoft: nuvem híbrida na AL 184d1k

VAREJO

ITS começa a vender Hybris u6g4y

CANAIS

Carla Carvalho, ex-IBM, está na SAP 5l2515

ERP

SAP ganha espaço nas pequenas t524a