
Semp Toshiba deixa de patrocinar o São Paulo em julho. Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
O recém-eleito presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, criou um departamento comercial no clube. Marcelo Pepe Santos é o diretor escolhido para o setor.
O novo diretor é graduado em istração e tem MBA em istração para profissionais do esporte, realizado na FGV. Já atuou como diretor comercial da Technomarine para América Latina e foi diretor de pós-venda da concessionária Bvlgari no Brasil
No São Paulo, Pepe já iniciou o trabalho de captação de recursos e de novas parcerias.
Uma das motivações para a criação do departamento foi o final do contrato com a Semp Toshiba.
A parceria entre a empresa de produtos eletrônicos e o clube acontece desde setembro de 2012.
O acordo conta com um investimento de R$ 20 milhões por ano.
O contrato é válido até o fim de 2014, mas, de acordo com a Folha de São Paulo, a Semp Toshiba informou que o vínculo será encurtado, com vigência até julho.
O novo diretor comercial do São Paulo tem como meta fechar novas parcerias para a camiseta do time nos jogos que antecedem a Copa do Mundo.
A partida jogada na última quarta-feira, 07, pela Copa do Brasil, já contou com um patrocínio específico. A marca Sil Fios e Cabos Elétricos estampou a barra da camisa tricolor apenas durante este jogo.
A diretoria comercial também tem outros planos para captar recursos.
“Esse ano é um ano difícil para o futebol, pois todos os grandes investimentos estão na Copa do Mundo. A camisa é uma das possibilidades que o cliente vê, mas hoje temos a mídia digital e outras coisas", ressalta Pepe.
O diretor já fechou uma parceria com o bar e restaurante Villa Di Phoenix Sports Bar, que oferecerá drinks, petiscos e pratos no Morumbi.
“Queremos montar um Concept Hall no estádio, com um centro gastronômico, que, além do Villa Di Phoenix Sports Bar, vai contar com mais três restaurantes que estão em fase final de de contrato” revela Pepe.
Marcelo Pepe foi idealizador do projeto Copa do Mundo no Morumbi, que terá 18 eventos no estádio durante a competição, com shows e presenças de celebridades.
Além disso Pepe também foi o responsável por aproximar a marca de relógios Parmigiani e a CBF, o que gerou um patrocínio.
O mundo do futebol tem se mostrado interessado em profissionalizar os processos de gestão.
Esse movimento está atraindo a atenção de fornecedores de software, de olho em um segmento com alta visibilidade.
Quem tem feito mais barulho sobre o assunto é a SAP, que além do contrato fechado com o Palmeiras, tem contratos com cinco clubes da Bundesliga, incluindo Hoffenheim, Bayern de Munique e Hertha de Berlim.
Em fevereiro, sem abrir nomes, a SAP revelou estar em contato com alguns clubes de futebol brasileiros interessados em implementar um software de gestão da companhia.
Já no mês de março, o Internacional adquiriu um sistema de gestão da Totvs. O sistema fará gestão de processos, compras, estoques, financeiro, e até mesmo o caixa de cada partida de futebol.
Além do ERP, será implementado também o software de gestão de relacionamento com cliente (CRM, na sigla em inglês) da Totvs, visando qualificar o atendimento aos sócios.