ALIMENTOS

St Marche aposta em IA para evitar desperdícios 321n5v

Modelo de recomendação de compra foi usado em 70% das decisões realizadas na loja. 5n1v68

27 de fevereiro de 2024 - 15:41
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A St Marche, rede de supermercados paulista, contratou a Aravita, startup de inteligência artificial dona de uma solução que ajuda varejistas a istrar produtos frescos, para evitar desperdícios e falta de produtos em suas lojas.

Em andamento, o projeto piloto está sendo aplicado em algumas lojas da rede, com foco em produtos específicos e mais relevantes para o portfólio da marca, como bananas e batatas.

A meta, porém, é que, até o final do primeiro semestre de 2024, a tecnologia já esteja em funcionamento em todas as lojas do grupo, incluindo o Santa Maria, empório que conta com duas unidades na capital paulista. Com isso em mente, ao todo, serão contempladas 33 unidades.

Segundo a rede, os testes com algoritmos de previsão de demanda da Aravita tiveram performances duas vezes melhor que os algoritmos usados anteriormente. 

Já o modelo de recomendação de compra, que também leva em consideração estoque, exposição e regras de abastecimento para uma amostra de produtos,  foi utilizado em 70% das decisões das lojas para os produtos testados. 

"As categorias de perecíveis, especialmente o hortifruti, são muito estratégicas, pois levam os consumidores para as lojas e garantem fidelização. Por outro lado, a gestão da categoria é extremamente complexa pois diversas variáveis influenciam na demanda, na gestão de estoque  e na cadeia de abastecimento", analisa Eliane Souza Nascimento, diretora de supply do St. Marche.

A IA da Aravita concilia informações internas da rede varejista na gestão dos alimentos frescos, como histórico de vendas, planejamento de promoções e dados da realidade das lojas com outras diversas variáveis externas como sazonalidade, datas especiais e feriados, clima, cenário econômico, preço na concorrência, entre outras. 

“Nossos modelos de previsão de vendas consideram essas inúmeras variáveis, além de modelos com aprendizado por reforço, para gerar a melhor combinação de ordens de compra. Nossa plataforma está apenas começando a ser usada, mas vemos que seu aprendizado é exponencial, o que levará ao varejo patamares de eficiência e resultados nunca antes vistos”, afirmam Aline Azevedo, diretora de produtos da Aravita, e Marco Perlman, CEO da startup. 

Em atuação desde 2002, a St Marche conta com 33 lojas na capital, Grande São Paulo e no litoral do estado. Há 14 anos, o grupo adquiriu o mercado gourmet Empório Santa Maria e, em 2015, foi responsável pela vinda do primeiro centro gastronômico italiano Eataly da América Latina.

Fundada em 2022 por Aline Azevedo, Bruno Schrappe e Marco Perlman, a Aravita utiliza inteligência artificial e deep learning para prever a demanda de alimentos como frutas, verduras e hortaliças no varejo. 

Azevedo conta com agens pela Ambev e pela Loft, enquanto Schrappe possui experiências na qD e SapienX, e Perlman na Digipix e McKinsey and Company.

Com o propósito de reduzir o desperdício, a tecnologia da empresa baseia suas respostas em fatores variáveis como oscilações da produção, impactos de feriados, diferenças no mix e no poder de consumo dos clientes de cada loja, entre outros critérios. 

Leia mais 6z23s

TECNOLOGIA

Nicolelis fala no Fórum de IA da Feevale 2t626

Há 451 dias
FUTURO

Inteligência Artificial exige APIs seguras 6z4j4n

Há 451 dias
IA

IBM e Meta criam aliança de inteligência artificial 6f5f5q

Há 534 dias
FUTURO

Aplicativos nativos da nuvem ganham novo impulso com avanço da inteligência artificial 144df

DADOS

IBM tem novo diretor de inteligência artificial 2q5g1k

VIAGEM

Latam monitora filas com inteligência artificial 1854o