.png?w=730)
Foto: Divulgação
A St Marche, rede de supermercados paulista, contratou a Aravita, startup de inteligência artificial dona de uma solução que ajuda varejistas a istrar produtos frescos, para evitar desperdícios e falta de produtos em suas lojas.
Em andamento, o projeto piloto está sendo aplicado em algumas lojas da rede, com foco em produtos específicos e mais relevantes para o portfólio da marca, como bananas e batatas.
A meta, porém, é que, até o final do primeiro semestre de 2024, a tecnologia já esteja em funcionamento em todas as lojas do grupo, incluindo o Santa Maria, empório que conta com duas unidades na capital paulista. Com isso em mente, ao todo, serão contempladas 33 unidades.
Segundo a rede, os testes com algoritmos de previsão de demanda da Aravita tiveram performances duas vezes melhor que os algoritmos usados anteriormente.
Já o modelo de recomendação de compra, que também leva em consideração estoque, exposição e regras de abastecimento para uma amostra de produtos, foi utilizado em 70% das decisões das lojas para os produtos testados.
"As categorias de perecíveis, especialmente o hortifruti, são muito estratégicas, pois levam os consumidores para as lojas e garantem fidelização. Por outro lado, a gestão da categoria é extremamente complexa pois diversas variáveis influenciam na demanda, na gestão de estoque e na cadeia de abastecimento", analisa Eliane Souza Nascimento, diretora de supply do St. Marche.
A IA da Aravita concilia informações internas da rede varejista na gestão dos alimentos frescos, como histórico de vendas, planejamento de promoções e dados da realidade das lojas com outras diversas variáveis externas como sazonalidade, datas especiais e feriados, clima, cenário econômico, preço na concorrência, entre outras.
“Nossos modelos de previsão de vendas consideram essas inúmeras variáveis, além de modelos com aprendizado por reforço, para gerar a melhor combinação de ordens de compra. Nossa plataforma está apenas começando a ser usada, mas vemos que seu aprendizado é exponencial, o que levará ao varejo patamares de eficiência e resultados nunca antes vistos”, afirmam Aline Azevedo, diretora de produtos da Aravita, e Marco Perlman, CEO da startup.
Em atuação desde 2002, a St Marche conta com 33 lojas na capital, Grande São Paulo e no litoral do estado. Há 14 anos, o grupo adquiriu o mercado gourmet Empório Santa Maria e, em 2015, foi responsável pela vinda do primeiro centro gastronômico italiano Eataly da América Latina.
Fundada em 2022 por Aline Azevedo, Bruno Schrappe e Marco Perlman, a Aravita utiliza inteligência artificial e deep learning para prever a demanda de alimentos como frutas, verduras e hortaliças no varejo.
Azevedo conta com agens pela Ambev e pela Loft, enquanto Schrappe possui experiências na qD e SapienX, e Perlman na Digipix e McKinsey and Company.
Com o propósito de reduzir o desperdício, a tecnologia da empresa baseia suas respostas em fatores variáveis como oscilações da produção, impactos de feriados, diferenças no mix e no poder de consumo dos clientes de cada loja, entre outros critérios.