
A State Grid gerencia o projeto de transmissão de energia elétrica na usina de Belo Monte. Foto: Divulgação.
A asiática State Grid adotou o software de colaboração em nuvem do Construtivo para gerenciar os projetos de transmissão de energia elétrica da empresa nas usinas de Belo Monte (BMTE) e Xingu Rio (XRTE) e o segundo circuito da linha de transmissão da usina de Teles Pires (TP2).
Os projetos geram um grande fluxo de documentos que são emitidos em diversos pontos e por colaboradores de diferentes áreas, como engenharia, gestão de projetos, canteiro de obras, planejamento e fornecedores.
Mesmo com uma istração centralizada, o processo é todo compartilhado, pois os documentos precisam estar disponíveis para diversas pessoas e em locais diferentes.
Com o novo software, a empresa descontinuou o uso do e-mail e de planilhas. A solução, fornecida como serviço. está sendo utilizada em todo o relacionamento dos colaboradores, desde a elaboração do projeto até execução da obra.
“O Colaborativo vai além da gestão eletrônica de documentos tradicional porque não é somente um repositório de documentos na nuvem, mas sim uma ferramenta de gestão que fornece inteligência por meio do recurso de workflow com alertas e perfis de o que permitem dar sequência a cada projeto”, destaca Vinícius Cruz, responsável de planejamento do projeto TP2.
Já o gerenciamento das informações é obtido por meio de indicadores e dashboards automáticos, que fornecem dados de evolução do projeto, produtividade e assertividade dos fornecedores.
“É uma alternativa aos relatórios, já que precisamos ter uma maneira mais efetiva e rápida de controlarmos os processos vindos do grande volume de documentos em circulação na ferramenta, que incluem projeto executivo, relatórios de obra, inclusão de contrato e anexos, medições, notas fiscais, entre outros”, pontua Cruz.
Em 2010, o Brasil foi escolhido pela State Grid para a realização do primeiro grande investimento do conglomerado em países não-asiáticos. A State Grid Brazil Holding adquiriu sete companhias nacionais de transmissão de energia, ao custo de US$ 989 milhões.
Em 2012, a State Grid Brazil Holding inaugurou sua sede no Rio de Janeiro, com investimento superior a R$ 200 milhões.
A Construtivo é foi fundada em 1999 como uma t venture do Grupo Santander. Com sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, a empresa atende a mais de 25 mil usuários em 100 clientes, como CSN, FL, CEEE, Makro, Rumo e Raízen.