
Stemac: energia baseada em TI forte. Foto: blogstemac.com.br.
A Stemac, fabricante de grupos geradores com matriz em Porto Alegre e 38 filiais pelo Brasil, renovou sua estrutura de armazenamento com soluções IBM implantadas pela Brastorage, paulista que mantém filial na capital gaúcha.
Desenhada para dar e ao crescimento da Stemac previsto para os próximos anos, a estrutura conta com dois sistemas de armazenamento IBM Storwize V7000, um direcionado ao site primário e o outro ao site secundário.
O diretor da Regional Sul da Brastorage, Jeferson Ferreira, explica que a solução amplia a eficiência das máquinas e processos em função das camadas de priorização de dados, que melhoram o tempo de entrega dos serviços da companhia.
“Além disso, o projeto prevê expressiva redução nos futuros investimentos em novos equipamentos, em razão da alta capacidade de armazenamento e escalabilidade da solução”, destaca o executivo.
O CIO da Stemac, Sérgio Ucoski, destaca os benefícios trazidos pela virtualização dos discos e pela facilidade de istração do ambiente de storage.
“Buscamos uma forma de melhorar a performance de nossas operações e também ganhamos em economia de espaço físico e no consumo de energia”, comemora Ucoski.
A Stemac desenvolve soluções em energia para os segmentos diversos, que vão de indústrias a hospitais, condomínios e empresas de Telecom.
Fundada em 1951, a companhia gaúcha já vendeu mais de 60 mil grupos geradores, emprega cerca de três mil funcionários e fechou 2010 (último exercício divulgado) com faturamento de R$ 890 milhões, alta de 17% sobre 2009.
ENERGIA NA TI
A empresa mantém atenção constante à TI.
No começo deste ano, divulgou investimento no SAP GRC 10.0, que reduziu erros em seus processos relativos a recebimento eletrônico e aumentou a conformidade fiscal na cadeia de suprimento de todas as 38 filiais.
Outro projeto anunciado nos primeiros meses de 2012 foi com a porto-alegrense Advanced IT, que modelou a base da dados de consultas analíticas e operacionais da fabricante de geradores.
O projeto, que se baseou nas ferramentas Oracle Warehouse Builder 11g (OWB) e banco de dados Oracle Database Standard Edition 11g, ampliou o controle de dados nos setores financeiro, contábil e de planejamento da Stemac.
Antes disso, ainda em 2010, a empresa gaúcha converteu seu banco de dados legado, em ambiente ZIM, para base Oracle.
O projeto, também assinado pela Advanced IT, atualizou uma aplicação que realizava consultas na base antiga de assistência técnica, notas fiscais, contas a pagar e a receber, facilitando a comunicação com o ERP SAP usado pela Stemac.
A PARCEIRA
Para a fornecedora do atual projeto IBM, atender a clientes de porte como este não é novidade: a Brastorage tem na carteira nomes como TAM, Gol, SBT, Record e Deloitte.
Outro case recente da empresa foi assumir a operação, monitoração e e do ambiente de TI da Unimed, em um contrato de 36 meses prevendo e 24x7.
O acordo inclui monitoração e e aos bancos de dados Oracle e SQL, plataforma de backup e do ambiente de storage, no qual será feito também análise preditiva. Também está no pacote o uso do NOC da empresa.
O contrato incrementa a base de clientes da Brastorage no Sul, onde já atende a 15 empresas do calibre de BRDE, Getnet, Mundial e Innova.
IBM
A companhia, que tem sede em São Paulo e mais uma filial no Rio de Janeiro, tem na parceria um dos motores de seu negócio – ano ado, a meta era fechar R$ 8 milhões em vendas de hardware da fabricante americana só no Sul.
A empresa trabalha com produtos IBM das linhas de Storage, Power Systems e System x, além de oferecer monitoração e e de segundo nível, em regime 24x7x365, a partir do NOC (Network Operation Center) também localizado na capital paulista.