SEGURANÇA

STJ paralisa atividades após ataque hacker 1u4ny

Com todos os servidores em home office, invasão interrompeu julgamentos e gerou suspensão de prazos. i2y4h

04 de novembro de 2020 - 15:03
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou que foi alvo de uma invasão hacker na tarde da última terça-feira, 3, e acionou a Polícia Federal (PF) para investigar a ocorrência.

Segundo a Agência Brasil, o ataque causou a interrupção de diversos julgamentos que ocorriam simultaneamente, por videoconferência, nas seis turmas do STJ.

Os sistemas do tribunal, incluindo o site oficial, continuam fora do ar na tarde desta quarta-feira, 4, e todos os prazos processuais foram suspensos ao menos até a próxima segunda-feira, 9.

As demandas que forem urgentes, como liminares em habeas corpus, estarão centralizadas na presidência do STJ e serão julgadas também até segunda.

De acordo com a TV Globo, técnicos do STJ inicialmente verificaram uma falha no sistema interno de proteção da rede. Depois, viram que o erro ocorria no o ao ambiente virtual onde estão hospedados quase todos os sistemas do tribunal.

No início da noite de ontem, a equipe relatou que listou indícios de uma invasão no sistema e que foi detectado um arquivo com características de vírus.

Logo após a descoberta, foram identificadas novas tentativas de ataque.

Como precaução, os links de o à internet do STJ foram, então, derrubados, e todas as contas de usuário que haviam ado a rede nas últimas 24 horas, bloqueadas.

Em nota, o tribunal informou que “todas as sessões de julgamento, virtuais e/ou por videoconferência, estão suspensas ou canceladas até restabelecida a segurança do tráfego de dados nos nossos sistemas”.

A instituição também recomendou que todos os usuários — ministros, servidores, estagiários e terceirizados — não utilizem qualquer computador que esteja ligado a algum dos sistemas do tribunal ao menos até que a segurança das conexões possa ser atestada. 

Todos os funcionários do STJ estão em trabalho remoto devido à pandemia.

A queda nas transmissões ao vivo provocou o adiamento de diferentes casos, como a análise de um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá. 

Em embargos de declaração, os advogados pedem que o início do cumprimento de pena seja em regime mais brando e que a multa seja reduzida.

Outro caso que acabou adiado diz respeito a um recurso do Google contra decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que atendeu a um pedido do Ney Matogrosso. 

Ela determinou a retirada do ar de links que relacionem o artista ao deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) e ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Leia mais 6z23s

AMBIENTE

LGPD revoluciona cargos e prioridades nas empresas 4443b

Há 1662 dias
CONEXÃO

Como garantir um o seguro à rede da sua empresa? 391d13

Há 1667 dias
SEGURANÇA

UOL troca Symantec por Kaspersky 367264

Há 1668 dias
COMPLIANCE

Stara: reforço na segurança com Netfive 6u55u

DADOS

Como fazer backup hoje em dia? jl1r

SEGURANÇA

Hackers afirmam ter 874 GB de dados da Braskem x2jt

ESPORTE

Relembre jogadores que defenderam Inter e Milan em suas carreiras 5v65k

SEGURANÇA

RCX única parceira CrowdStrike da região Sul 4m2t19

SEGURANÇA

Software AG sofre ataque de malware 2m2y6k

SEGURANÇA

Braskem sofre ataque de ransomware 2b2h3k