
Marcus Fontoura é o novo CTO da Stone. Foto: Microsoft.
A Stone acaba de trazer um nome de peso para o cargo de CTO: Marcus Fontoura, executivo brasileiro que fez carreira em grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício.
Fontoura, que vai atuar baseado na Flórida, era vice-presidente na nuvem Azure da Microsoft, liderando o time que cuidava de melhorias de eficiência no produto.
Ele estava há oito anos na Microsoft. Antes, ou por altos cargos de cientista-pesquisador e arquiteto de framework e linhas de produtos do Google, Yahoo! e IBM.
Fontoura começou a carreira nos Estados Unidos em 2000, depois de fazer um pós-doutorado em Ciência da Computação em Princeton, uma das universidades mais prestigiadas do país.
O profissional chega em um momento de mudanças e incerteza na companhia, uma das maiores no segmento de processamento de pagamentos de cartões no país.
Eduardo Pontes, um dos fundadores da empresa e seu CEO até 2017, deixou em março o conselho de istração da empresa e na semana ada fez uma conversão no tipo de ações que detém na empresa, deixando de ter o controle do negócio.
Agora, nenhum acionista único terá mais de 50% do poder de voto da companhia.
Pontes já estava afastado do negócio há algum tempo (ele inclusive criou outra empresa de pagamentos, a SaltPay, focada no mercado europeu), mas analistas de mercado acreditam que a decisão pode afetar negativamente a Stone de todas formas.