
Justiça do Trabalho, agora automatizada. Foto: Flickr.com/prefeituradeolinda
A Stratec fechou contrato de R$ 1,59 milhão para instalar seu Sistema de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho (Sigest) em todos os TRTs do Brasil, além do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
O software foi adquirido e será gerido em âmbito nacional pelo CSJT, o que faz da Justiça do Trabalho o primeiro segmento do judiciário brasileiro a usar uma ferramenta única de gestão de unidades.
A instalação começou na segunda semana de setembro por um projeto piloto no TRT 10, que abrange Distrito Federal e Tocantins.
A meta é que até o final de novembro todos os tribunais tenham o sistema implantado e usuários treinados para utilizar a ferramenta.
O Sigest permite aos tribunais o acompanhamento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com monitoramento virtual dos projetos e de indicadores.
Além disso, tem dispositivos automáticos que informam as unidades sobre prazos para realização de tarefas e possibilita emitir relatórios para subsidiar Reuniões de Análise da Estratégia, as chamadas RAEs.
A Stratec, sediada em Belo Horizonte, também atua no treinamento para uso da solução.
Assim, antes mesmo da instalação piloto, ainda em agosto, representantes dos 24 TRTs participaram, em Brasília, de um treinamento para es do sistema.
Depois, servidores da área de gestão estratégica e de TI do TRT 10 iniciaram a configuração de mapas estratégicos do projeto e treinamento de usuários finais.
O cronograma, agora, deve seguir para os TRTs do Rio de Janeiro, Paraíba, São Paulo, Acre e Rondônia, Minas Gerais, Campinas, Rio Grande do Sul, Maranhão, Bahia, Espírito Santo e Pernambuco entre outubro e a segunda semana de novembro.
Depois, entram na lista os tribunais do trabalho de Goiás, Ceará, Alagoas, Pará, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Norte, Piauí, Amazonas e Roraima, Mato Grosso, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, finalizando o projeto até a última semana de novembro.
"A grande vantagem do sistema é que o acompanhamento dos resultados será em tempo real, já que os gestores poderão visualizar de seus dashboards, a qualquer hora, como suas unidades estão contribuindo para o alcance da missão do tribunal", diz Renata Mafra, coordenadora de Gestão Estratégica do TRT 10.
Segundo ela, a última RAE de 2012, em novembro, já tenha resultados apresentados pelo Comitê de Gestão Estratégica no novo formato.
O projeto não é o primeiro da mineira Stratec para o setor público - a companhia já atende a clientes como ANTT, Terracap e Prefeitura de Contagem, entre outros.
Na iniciativa privada, a carteira traz nomes como Ciber, Herc, Petros, Infraprev, Fiat Automax e Lance.