
Francis Scherer (Foto: LinkedIn)
A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), responsável pela distribuição de gás natural no estado, contratou a Adentro, empresa porto-alegrense que oferece soluções em infraestrutura, cloud e TI, para migrar seu data center.
Ao ser privatizada em 2021, a Sulgás precisou mudar de sede e, como consequência, seria necessário construir um novo data center. Para solucionar esse problema, a Adentro entrou em ação.
Com cerca de 95 mil clientes, localizados em 38 municípios gaúchos, a empresa viu no projeto uma oportunidade de reduzir custos e maximizar a resiliência de sua operação.
“A transição para o data center da Adentro foi um marco na história da Sulgás. Fizemos a migração em horário comercial sem interrupção dos sistemas. Nossos sistemas de supervisão e monitoramento da rede de gás são essenciais. A qualidade do serviço da Adentro nos permite manter esses sistemas operacionais com uma taxa de disponibilidade de 99%", afirma Francis Scherer, gerente executivo de cliente e tecnologia da companhia.
Além disso, a proximidade entre a nova sede da Sulgás e o data center da Adentro facilitou intervenções rápidas e e contínuo à operação.
Criada em 1993, a Sulgás ou a comercializar gás natural nos anos 2000 e, hoje, é responsável pela distribuição do produto canalizado em todo o Rio Grande do Sul.
Desde 2021, a empresa é controlada pelo Grupo Cosan, dono de outros negócios como Raízen, Com e Moove.
No ano ado, a empresa se classificou entre as 100 maiores empresas do estado em 59º lugar.
Já a Adentro é um provedor de serviços em nuvem e integrador de soluções em tecnologia com três data centers no país, sendo dois no Rio Grande do Sul e um em São Paulo.
A empresa atua desde 2012 com certificações e parcerias de fornecedores como Pure Storage, Veeam, Cisco e Fortinet. Entre os seus mais de 1,6 mil clientes, estão nomes como Fruki, Sport Club Internacional, Gente Seguradora, Faculdades QI e Emater.