A T-Systems, empresa de TIC do grupo Deutsche Telekom, obteve receita líquida de € 2,3 bilhões no primeiro semestre de 2011, crescimento de 1,5% sobre o mesmo período do ano anterior.
As operações da companhia fora da Alemanha cresceram 3,1%.
No Brasil, a alta foi de 11% sobre os primeiros seis meses do ano ado.
Conforme comunicado divulgado pela companhia, este crescimento se deu em função de contratos firmados no setor de manufatura, com a Delga; no varejo, com a Dicico; no segmento de transportes, com a Brasbunker, e na área financeira, com o Banco BVA.
Empolgada pelos resultados, a T-Systems já anunciou que pretende investir no Brasil cerca de R$ 20 milhões até o final do ano, 10% dos quais será destinado à capacitação de equipes.
Nos próximos meses, a filial brasileira aposta na oferta de serviços para o mercado offshore e no desenvolvimento e na implementação de projetos para os setores automotivo, financeiro, saúde, utilities, varejo e telecomunicações.
Para aumentar a participação nesses segmentos de negócios, a T-Systems do Brasil ampliará a oferta de soluções smart metering. direcionada a empresas de utilities (água, gás e energia).
A solução de smart metering da companhia proporciona o gerenciamento de dados da cadeia de valor, que engloba desde a configuração/instalação da solução nos medidores e transmissores de dados até a validação, o processamento de dados e a integração com CRM (billing).
Outra aposta da companhia são as soluções para a área de saúde e a plataforma Application Management Services (AMS), que inclui serviços de outsourcing para data center, desktop, serviços globais de voz, dados e IP.
Gerência de aplicativos para integração de sistemas nas áreas de TI e Telecom também serão aposta no país.
Foco no Sul
No Brasil desde 2001, a T-Systems amantém um Centro de Produção de Software e de Manutenção de Software em Blumenau, onde emprega mais de 200 colaboradores.
No Sul, além da unidade catarinense, a empresa também opera em Curitiba, São José dos Pinhais e Porto Alegre, porém as unidades são focadas somente na entrega de serviços, ou seja: nada de e ou implantação, como ocorre em Santa Catarina.
Somando todas as operações, hoje o Sul representa em torno de 15% dos negócios da T-Systems no Brasil.
No geral
A companhia é, segundo dados próprios, a segunda maior provedora de TIC da Europa. Ao todo, a equipe conta com aproximadamente 45,3 mil colaboradores em mais de 20 países.
Já o Grupo Deutsche Telekom AG é especializado em soluções de TI e Telecom, atendendo a mais de 129 milhões de clientes móveis, aproximadamente 37 milhões de linhas de telefonia fixa e 16 milhões de linhas de banda larga.