SYNCHRO

TA emite primeiro MDF-e do país 6t5l4p

Transportadora Americana emitiu no dia 1º de dezembro de 2012 o manifesto eletrônico. 4w5015

07 de janeiro de 2013 - 12:08
Caminhões da TA ficarão menos tempo em postos fiscais. Foto: divulgação.

Caminhões da TA ficarão menos tempo em postos fiscais. Foto: divulgação.

A Transportadora Americana (TA) anuncia que emitiu no dia 1º de dezembro de 2012 o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), previsto pelo governo federal para etnrar em vigor em 2013.

Para a emissão do primeiro MDF-e do país, a companhia utilizou solução da Synchro, especializada em TI para a área fiscal que atende a mais de 380 empresas, somando 14 mil usuários.

O uso do MDF-e requereu a preparação do sistema de gerenciamento de transporte (TMS) da TA, e com isso a implantação vem sendo feita de maneira gradativa.

Inicialmente, serão emitidos manifestos para viagens de apenas um trajeto, originadas na matriz da transportadora, em Americana-SP, e finalizadas dentro do próprio estado.

Aos poucos a emissão será levada para todos os estados onde a TA opera, o que inclui Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O manifesto eletrônico vai substituir o atual formulário modelo 25 para registro em lote de documentos fiscais em trânsito e identificação de unidades de carga.

O objetivo é agilizar as vistorias de cargas nos postos fiscais.

“Hoje há casos de caminhões que ficam parados por horas nos postos fiscais de algumas regiões, aguardando a conferência dos documentos. Isso pode gerar prejuízos incalculáveis para as empresas”, explica Shirley Rosseto, gerente de TI da Transportadora Americana.

Ela destaca que o MDF-e será utilizado pelas transportadoras sempre que existir mais de um conhecimento de transporte associado ao veículo.

Para os demais contribuintes, o documento valerá sempre que promoverem a saída de mercadorias em veículo próprio ou mediante a contratação de transportador autônomo, desde que destinadas a mais de um contribuinte do ICMS.

Nesses casos, o manifesto digital relaciona as mercadorias transportadas com seus respectivos conhecimentos de transporte e notas fiscais.

A diferença se dá porque, quando a viagem é de um remetente para um destinatário, a quantidade de notas fiscais é pequena, o Conhecimento de Transporte (CT-e) é do tipo “Lotação” e não existe a necessidade da emissão do Manifesto.

Este último só é utilizado por empresas de transporte de carga fracionada, que chegam a transportar 100, 200 ou 300 CT-es em um mesmo veículo, com NF-es de remetentes e destinatários diferentes.

“É por isso que a conferência manual de tudo isso fica praticamente inviável”, avalia Shirley. “O CT-e trouxe vantagens internas, como eliminação de papéis e agilidade nos processos de emissão. Já o MDF-e nos dá agilidade quando a carga já está em transporte”, finaliza.

A Synchro atende à TA desde o início do projeto de CT-e, em 2006.

A companhia também atuou no desenvolvimento da solução MDFe Manager, hoje disponibilizada pela Synchro nos modelos SaaS e in house para eliminar a digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias pelo transportador e de conhecimentos de transporte pelo destinatário.

Outros clientes da carteira da companhia são C&A, Dell, Embratel, Honda, HP e McDonalds.

Com cerca de 370 colaboradores, a Synchro atua também via canais, oferecendo um portfólio de soluções que incluem cálculo automático de tributos, classificação fiscal de mercadorias, de conteúdo especializado por meio do portal tributário, entre outras.

Leia mais 6z23s

CARREIRA

Synchro tem novo diretor comercial 2o4t3h

Há 4634 dias

Synchro lança validador de CNPJ para NF-e 4t2d1f

Há 4987 dias
OIL&GAS

Ipiranga vai de NDDigital em CT-e e NF-e 31u15

MENOS MÃO DE OBRA

Simpress agiliza automação de NF-e 441z35

RÁPIDO E SEM ERRO

Senior facilita controle de NF-e e CT-e no ERP 14u28

FISCAL E ANALÍTICO

Conam e W5 oferecem NF-e com BI para prefeituras 2o6854

SEM ESFORÇO.

Vinco: gestão automática de NF-e 185il

TEM QUE CALCULAR

Impostos na nota fiscal: perto ou longe? 2c47e

QUER A NOTINHA?

Zaffari e Bourbon na Nota Fiscal Gaúcha 4l1ea

NOTA POR PRÊMIO

Paquetá inicia na Nota Fiscal Gaúcha 5g2r5a