.jpg?w=730)
Rodrigo de Oliveira, gerente de tecnologia da Tabone. Foto: divulgação.
A Tabone, indústria de comércio de plásticos sediada em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, adotou a solução de hiperconvergência da Nutanix, especializada em computação em nuvem privada, híbrida e multicloud, com implementação da integradora Aveere, da mesma cidade.
Até então, a companhia contava com uma infraestrutura tradicional e tinha dificuldades na gestão do ambiente, enfrentando problemas como lentidão, baixa estabilidade, parque antigo dos equipamentos e performance do ERP, além da necessidade de mais flexibilidade para ajustes de rede e segurança.
A empresa contava com dois servidores de virtualização com 25 máquinas virtuais e um storage, utilizando a solução da VMware com rede HP e o sistema de gestão Focco em servidor dedicado.
Quando procurou a Aveere, a indústria tinha o objetivo de fazer o refresh do ambiente na finalização do leasing com máquinas HP e buscava uma solução que garantisse performance, estabilidade, disponibilidade e compliance com o licenciamento existente.
A partir dessas necessidades, o projeto contou com a substituição da infraestrutura tradicional de servidores e storage para a infraestrutura hiperconvergente (HCI, na sigla em inglês) com Nutanix em hardware Lenovo.
O ERP também foi migrado para a HCI, com a Aveere e a Focco apoiando a migração dos bancos de dados Oracle para o ambiente virtualizado.
Na parte de segurança, foi adotada a solução da Fortinet, com backup e recuperação de desastres (DR, na sigla em inglês) da Veeam.
A implementação levou 35 dias e, segundo a empresa, o projeto gerou melhora na performance e disponibilidade, bem como na atualização do parque com o refresh, e gerou aumento da performance do ERP, garantindo a continuidade do negócio.
A otimização da rede também gerou uma conexão mais sólida e robusta entre as áreas istrativa, fabril e o datacenter.
“A Tabone, através da parceria com a Aveere, não só garantiu a máxima disponibilidade do seu ambiente tecnológico, assim como a melhora na performance e disponibilidade, a atualização do parque usando uma tecnologia moderna que aumentou substancialmente a credibilidade da área e do time de TI”, avalia Rodrigo de Oliveira, gerente de tecnologia da Tabone.
Fundada em 1988, a Tabone atua no desenvolvimento e na fabricação de fitas de borda e puxadores para a indústria moveleira e em soluções tecnológicas para as indústrias automobilística e cosmética.
Já a Aveere foi criada em 2015 e, além da Nutanix, Fortinet e Veeam, também trabalha com marcas como AWS e Aruba. Entre seus clientes, estão empresas como Grupo Adventista, Hospital Adventista de Belém e Nordeste Alimentos.