O Tecnopuc recebeu o prêmio de Melhor Parque oferecido pela Anprotec. Foto: Divulgação.
O Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUC-RS) foi eleito o Melhor Parque Científico e Tecnológico do Brasil em 2016 pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
Esta é a terceira vez que o Tecnopuc recebe o reconhecimento, após os troféus de 2009 e 2004. Além dele, o Porto Digital, de Recife, também foi premiado três vezes (2015, 2011 e 2007). O Tecnosinos, de São Leopoldo, recebeu a distinção duas vezes (2014 e 2010).
Algumas edições do prêmio Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador não contaram com a categoria de melhor parque. Sendo assim, a única vez em que o troféu não foi para uma das instituições já citadas foi em 2013, quando o parque da UFRJ recebeu o reconhecimento.
Cada parque premiado tem um período de “quarentena” de três anos antes de poder se inscrever novamente.
"O prêmio reconhece um esforço conjunto do Tecnopuc e da PUCRS em desenvolver mecanismos que propiciem a inovação e o desenvolvimento, a geração de empresas e pelo empenho em criar um ecossistema de empreendedorismo inovador", considera Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc.
Com 120 organizações instaladas e mais de 6,5 mil empregos gerados, o Tecnopuc oferece programas e serviços que acompanham os primeiros os de um negócio até a sua consolidação.
A instituição conta com programa de modelagem de negócios, processo de incubação e pós-incubação. Recentemente, o Tecnopuc também inaugurou o Condomínio Inovapucrs, que completa o ciclo de formação de empresas.
O Tecnopuc, que soma 13 anos de atuação, conta com a presença de empresas como HP, HPE, Microsoft, Accenture, ThoughtWorks e DBServer.