PORTO

Tecon: gestão de ativos com Sigga 86o4j

24 de agosto de 2018 - 09:43
Tecon movimenta containers no porto de Rio Grande. Foto: divulgação.

Tecon movimenta containers no porto de Rio Grande. Foto: divulgação.

O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres istrado pelo Grupo Wilson Sons, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, adquiriu o software de gestão de ativos e manutenção Sigga, da companhia mineira com o mesmo nome.

Integrado ao sistema de gestão SAP da Wilson Sons, o Sigga permite gerar ordens de manutenção, reserva de materiais e apontamento da mão de obra por meio de um dispositivo móvel e em tempo real. 

O Tecon Rio Grande foi o primeiro terminal portuário do país a implantar o programa. Recentemente, a tecnologia também começou a ser utilizada pelo Tecon Salvador.

O Sigga faz parte do Projeto Eficiência da Manutenção (PEM) e contou com investimento de R$ 865 mil. 

Nos primeiros seis meses de uso do Sigga, o terminal apresentou melhoria nos indicadores de desempenho de manutenção, redução de backlog e intervenções emergenciais, além de aumento do controle de materiais e adequação das equipes de manutenção.

“O Sigga possibilita adequar e reestruturar os turnos de trabalho com base em dados do sistema, aumentar o engajamento da força de trabalho a partir de indicadores de performance e  melhorar a eficiência”, explica Romildo Bondan, diretor de operações do Tecon Rio Grande.

A Wilson Sons de Comércio é uma das maiores operadoras de serviços portuários, marítimos e logísticos do Brasil e venceu uma licitação no final dos anos 90 para istrar o terminal de contêineres de Rio Grande até 2022.

O Tecon Rio Grande movimenta 98% da carga conteinerizada que a pelo Porto do Rio Grande, um dos mais importantes do país.

A Sigga atende mais de 50 clientes, todas grandes empresas com uso intensivo de ativos, em 15 segmentos diferentes da economia, com foco especial em óleo e gás, celulose e alimentos e bebidas. A lista de clientes inclui Klabin, Braskem, Ambev e Votorantim Cimentos.

Leia mais 6z23s

FISCAL

Aliança Logística adota Synchro 262pj

Há 3507 dias
ACELERAÇÃO

Tegma busca startups de logística 3s6553

Há 2920 dias
ENGENHARIA

Gerdau troca BlueCielo por W3K h2036

Há 2570 dias
MICROSOFT

Thyssenkrupp: IA e RA para manutenção 32y6r

FIBRA ÓPTICA

7Lan faz manutenção de rede do ES 3q3w51

REALIDADE AUMENTADA

Thyssenkrupp: HoloLens para manutenção 6z3f6c

GENEXUS

Tracbel: app para manutenção com GX2 514t3x