
Vista da chegada à Ilha do Fundão, ilha artificial localizada na baía de Guanabara.
A TenarisConfab venceu a licitação da concessão de um terreno de 4.013 m2 para construção de um Centro de P&D no Parque Tecnológico da Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. Será a quinta unidade do gênero da companhia no mundo e receberá investimento de US$ 21 milhões.
O início das obras no Rio está previsto para o primeiro trimestre de 2011. Os outros centros de P&D da TenarisConfab ficam na Argentina, México, Itália e Japão.
Segundo o vice-presidente executivo da empresa, Tulio Chipoletti, o centro atuará no desenvolvimento de produtos e tecnologias para OCTG, Linepipe e outros mercados, como automotivo, nuclear, de mineração e de construção estrutural.
"Também daremos atenção ao desenvolvimento de conexões TenarisHydril, tecnologias de soldagem longitudinal e circunferencial, além de revestimentos diferenciados, como clad e orgânicos", afirma Chipoletti.
A estrutura também conterá laboratórios para testes de colapso e áreas de estudo de corrosão.
O novo centro também irá atuar na melhoria e desenvolvimento dos processos de produção da TenarisConfab, além de contar com um setor para cuidar especificamente das conexões TenarisHydril, destinadas a operações de perfuração de poços de petróleo e gás.
“Já possuímos acordos firmados com a Coppe e a Petrobras. A partir deste ano amos a produzir as conexões TenarisHydril na planta de Pindamonhangaba e prevemos investimentos de quase R$ 270 milhões até 2013 em melhorias destas linhas de produção", finaliza Chipoletti.
A TenarisConfab atua na produção e fornecimento de tubos de aço soldados para a indústria energética. A companhia brasileira exporta para o Mercosul e América Latina.
A empresa mantém, atualmente, uma planta em Pindamonhangaba com capacidade anual de produção de 550 mil toneladas de tubos.