A Teradata, especializada em data warehousing e análise de negócios, acaba de adquirir a Aprimo, multinacional da área de software na nuvem para marketing integrado, por aproximadamente US$ 525 milhões.
Juntas, as duas companhias pretenden criar novas soluções analíticas, focadas na ampliação da performance de estratégias de marketing corporativo.
Além disso, a Teradata também poderá utilizar o expertise da Aprimo em cloud computing e SaaS para agregar novas funcionalidades a seu portfólio.
"A combinação destas duas empresas proporciona aos clientes uma solução end-to-end disponível em SaaS e em ambientes on-premise", afirma Mike Koehler, presidente e CEO da Teradata. "Além disso, a combinação irá ampliar nossa base de clientes e fomentar a inovação no modelo de marketing dos clientes atuais", acrescenta.
O Sistema Integrado de Gestão de Marketing (IMM – Integrated Marketing Management) é um setor que movimenta em torno de US$ 5 bilhões por ano, atualmente, conforme relatório do Gartner.
"E este setor está emergindo como um foco crítico para as empresas, como uma das áreas mais estratégicas e de maior investimento para a maioria das corporações", afirma Koehler. "Segundo o Gartner, as empresas que desenvolvem uma estratégia de IMM obterão ROI de marketing 50% maior que as que não o fazem", ressalta.
O executivo detalha que, com a compra, a Teradata a a oferecer soluções para gestão de campanhas multi-canais, lançamentos de produtos, iniciativas estratégicas de marca, entre outras.
A Aprimo será integrada às operações da Teradata e vai continuar a comercializar os seus produtos e serviços sob a marca original.
A conclusão da transação, que está sujeita a aprovações de aspectos regulatórios e outras condições habituais de fechamento, está prevista para acontecer no primeiro trimestre de 2011.
A expectativa é de que gere um "ligeiro acréscimo nos EPS non-GAAP da Teradata no primeiro ano após o fechamento", segundo Darryl McDonald, vice-presidente executivo da Teradata.