Se quiser estimular a pesquisa e o desenvolvimento, o Brasil precisa investir em mais em tecnologias da informação e comunicação (TICs). A conclusão é do boletim Radar do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), referente ao bimestre setembro-outubro. Segundo o Instituto, essas tecnologias contribuem de forma significativa para os ganhos de produtividade em todos os setores da economia e têm importância estratégica para o desenvolvimento do país. 4dft

01 de novembro de 2010 - 11:13

Se quiser estimular a pesquisa e o desenvolvimento, o Brasil precisa investir em mais em tecnologias da informação e comunicação (TICs).

A conclusão é do boletim Radar do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), referente ao bimestre setembro-outubro.

Segundo o Instituto, essas tecnologias contribuem de forma significativa para os ganhos de produtividade em todos os setores da economia e têm importância estratégica para o desenvolvimento do país.

A TIC, diz o documento, é responsável por uma parcela importante dos esforços privados em P&D, a exemplo do que ocorre nos EUA, onde as empresas dos setores respondem por 35% do total de P&D realizadas no setor privado.

Conforme o IDG Now, o Ipea ressalta que, diante do crescente debate público sobre telecomunicações no Brasil, é importante produzir estudos e análises que possam contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas para o setor.

Deve-se, para isso, "buscar convergência tecnológica com as tendências do mercado global".

O ideal, de acordo com o estudo do Ipea, é saber para onde caminha a fronteira tecnológica do setor para o país alinhar as diferentes políticas públicas na mesma direção.

Leia mais 6z23s

Há 5330 dias

Há 5353 dias

Café discute TICs em Caxias 6t5714

SAS lidera mercado de Business Analytics, diz IDC 553n57