IOT

Tim e Ericsson tem acordo com Unifei 6kw3f

Alunos da Unifei e startups coordenadas pela INOVAi usarão a plataforma IoT Accelator, da Ericsson. 3m4o2m

08 de novembro de 2018 - 14:12
Alunos da Unifei e startups coordenadas pela INOVAi usarão a plataforma IoT Accelator, da Ericsson. Foto: Divulgação.

Alunos da Unifei e startups coordenadas pela INOVAi usarão a plataforma IoT Accelator, da Ericsson. Foto: Divulgação.

Uma parceria entre Tim, Ericsson e INOVAi (Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo) foi responsável por ativar uma rede comercial de internet das coisas (NB-IoT) para a criação e desenvolvimento de soluções voltadas para as cidades inteligentes na rede 4G

Com o projeto, alunos de graduação e mestrado da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), juntamente com startups coordenadas pela INOVAi, usarão a plataforma IoT Accelator, da Ericsson, para desenvolver soluções voltadas para os setores de saúde, indústria, educação e segurança.

O o à tecnologia para permitir esses avanços será feito por meio da ativação da funcionalidade NB-IoT (Narrow Band em IoT) na rede comercial 4G da TIM em Itajubá, utilizando a plataforma IoT Accelerator, solução em nuvem da Ericsson.

"A Tim foi pioneira na oferta da plataforma NB-IoT ao ativar a funcionalidade em Santa Rita do Sapucaí, também no estado mineiro, e mantém-se como a única empresa do segmento do país a oferecer a tecnologia comercialmente. O objetivo é ser facilitadora para a criação de soluções de Internet das Coisas, por meio da disponibilização da tecnologia para seus clientes corporativos (empresas públicas e privadas)", diz Silmar Palmeira, diretor de inovação e tecnologia da TIM Brasil.

Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson no Brasil, lembra que essa ação acontece em um momento de trabalho conjunto entre TIM e Ericsson em IoT.

"Em março, nossas empresas lançaram a primeira rede comercial de NB-IoT da América Latina, também no sul de Minas. Além disso, reforça a importância de poder dispor de uma plataforma horizontal como o IoT Accelerator que permite a perfeita integração de diversos casos de uso e verticais, e facilita a gestão, integração e a rápida escalabilidade dos negócios em IoT para as operadoras", completa.

Sob supervisão da INOVAi, as startups – em conjunto com alunos de graduação e mestrado da UNIFEI e com empresas de base tecnológica como a Advanctech – trabalharão no desenvolvimento de diversos módulos NB-IoT. 

Na vertical Cidades Inteligentes & Utilidades, o foco está direcionado para desenvolvimento de soluções para medição de consumo de água e módulo inteligente com capacidade de telegestão para luminárias públicas em conectores NEMA 3 (Fluorescentes Liga-Desliga) e NEMA 7 (LED dimmerizavel).

Para Segurança & Logística, os estudos são sobre rastreadores com GPS extra-low power com medição de Temperatura e Acelerômetro para aplicação na área de logística, segurança pessoal e automotiva. 

Medidores de grandezas elétricas para uso em subestações e painéis fotovoltaicos (tensão, corrente, frequência e potência) são o objetivo na Vertical Industrial. 

E, por fim, na Vertical Saúde, o projeto é direcionado a Holter para telemedicina (batimento cardíaco, oxímetro e respirômetro).

Leia mais 6z23s

4G

TIM apóia SLC Agrícola com IoT 3c6se

Há 2412 dias
ACELERAÇÃO

Raízen busca startups de IoT para agro 6n1j3v

Há 2448 dias
INDÚSTRIA 4.0

Mais financiamento para IoT 364k30

Há 2391 dias
FUTURO

ABII terá encontro nacional pós-eleições 1bq52