.jpg?w=730)
Cao Ming, da Huawei, e Leonardo Capdeville, da TIM Brasil. Foto: divulgação.
A TIM Brasil e a Huawei am um acordo de colaboração para desenvolvimento do projeto Cidade 5G, que pretende implementar ampla cobertura da rede de quinta geração em Curitiba.
O acordo é válido por dois anos, podendo ser prorrogado, e os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023.
Segundo as empresas, os objetivos são monitorar a rede e mapear oportunidades para aprimorar a experiência dos usuários por meio do desenvolvimento de equipamentos e soluções sustentáveis, de baixo consumo de energia e custo, e que mantenham a alta qualidade de entrega de serviços.
“Estamos muito felizes em levar a Curitiba nosso projeto de parceria com a TIM para desenvolvimento de uma rede 5G de alto nível. Nosso propósito é manter a operadora em uma posição de liderança global para o desenvolvimento de redes 5G”, afirma Gustavo H. Nogueira, diretor de vendas da Huawei.
Para Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, o movimento faz parte de uma estratégia consolidada da operadora para expansão do serviço 5G e para se tornar uma das principais operadoras móveis no mundo.
“O projeto Cidade 5G é um desdobramento do trabalho de sucesso realizado pela TIM, em parceria com a Huawei, para implementação de redes 5G no Brasil. Estamos muito satisfeitos em construir, em Curitiba, um projeto que pode ter grande impacto para o desenvolvimento econômico para todo o país”, destaca.
Anteriormente, as duas empresas já construíram juntas a maior rede baseada em mMIMO (massive MIMO), recurso que amplia o alcance da transmissão de sinais utilizando uma grande quantidade de antenas.
De acordo com as companhias, essa rede poderá ajudar a atingir as mais altas velocidades do 5G com baixíssima latência, um dos diferenciais da próxima tecnologia de redes móveis.
A TIM nasceu em 1995 no Brasil após a divisão das atividades de telefonia fixa e móvel da Telecom Italia e conta com mais de 50 milhões de clientes. Em 2020, a empresa listada na B3 e na NYSE lucrou R$ 1,8 bilhão, baixa de 49,1% em relação ao ano anterior.
Fundada em 1987, a Huawei tem sede em Shenzhen, na China, e está presente em mais de 170 países com 54 mil produtos e 190 mil funcionários, atendendo mais de um terço da população mundial. Em 2020, faturou US$ 136,7 bilhões, alta de 11,2% em relação ao ano anterior.
Há 23 anos no Brasil, a companhia é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba e um centro de treinamento na capital paulista.