
TIM reforça backbone com Huawei. Foto: divulgação.
A TIM e a Huawei anunciaram na segunda-feira, 07, a implementação de um novo backbone de alta capacidade para ampliar a capacidade de transmissão da operadora, atendendo a demanda de transmissão para os próximos anos.
O novo backbone, conhecido como QUAD, cobre a área Sudeste do Brasil (São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Uberlândia), ando a área com maior concentração populacional e tráfego para a empresa.
A implementação integra um plano de R$ 14 bilhões em investimentos da operadora para o triênio 2015-2017, que inclui a expansão da cobertura 3G e 4G e a melhoria da disponibilidade e da qualidade dos serviços de o à banda larga.
Baseado na tecnologia Huawei OSN9800, o equipamento a capacidade 400G/1T, com menor latência e melhor e para serviços 4K e conectividade LTE, além de estar pronta para integração com a tecnologia de redes definidas por software (SDN).
"A parceria com a Huawei nos dará ainda mais capacidade e robustez para acomodar de maneira sustentável o forte crescimento do consumo e do tráfego de dados pelos usuários", explica Marco Di Costanzo, diretor de Rede Móvel da TIM Brasil.
A operadora atingiu, em setembro de 2015, um total de 278 cidades com cobertura de internet móvel 4G no país e projeta ultraar a marca de 400 até o final deste ano, chegando a uma área de cobertura equivalente a 58% da população urbana brasileira, o que representa cerca de 100 milhões de habitantes.
O contrato com a Huawei vem uma semana depois da operadora firmar um acordo com a Nokia Networks para modernizar e expandir suas redes 3G e 4G LTE nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
O contrato, cujo valor total não foi revelado pelas companhias, de três anos abrange equipamentos de rádio, as small cells Nokia Flexi Zone e Flexi Lite, além de serviços.
Segundo informações da Anatel, no segmento móvel a TIM ocupa o segundo lugar no market share nacional, com 26,26%, atrás da Vivo, que tem 29,01%.
A TIM é a segunda maior operadora do Brasil e a empresa líder do segmento pré-pago. Atualmente, possui mais de 72 milhões de clientes e 26,3% de market share.