CONEXÃO

TJPE adota fibra óptica da Um Telecom 6g405q

Projeto atende 185 municípios espalhados pelo estado.  4l5w47

13 de outubro de 2023 - 09:31
Todos os tribunais do estado irão possuir taxas de transmissão a partir de 150 Mbps. Foto: Divulgação/TJPE

Todos os tribunais do estado irão possuir taxas de transmissão a partir de 150 Mbps. Foto: Divulgação/TJPE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) adotou a rede de fibra óptica e satélites de baixa órbita da Um Telecom, operadora de telecomunicações e soluções em infraestrutura de TI com atuação no Nordeste.

A conectividade irá atender os 185 municípios do estado, incluindo aí também a badalada ilha de Fernando de Noronha, distante 370 quilômetros da costa pernambucana, para a qual será oferecida conexão por satélite. 

Segundo o TJPE, todos os tribunais do estado irão possuir taxas de transmissão a partir de 150 Mbps, podendo chegar a até 5 Gbps. As instalações anteriores ofereciam velocidades a partir de 10 Mbps.

A arquitetura de rede utiliza a tecnologia SD-WAN, que possibilita que a navegação e o a sistemas corporativos sejam feitos entre os diferentes 185 pontos instalados sem ar por um equipamento ou concentrador central. 

Além disso, também permite que qualquer um dos pontos possa ter o aos dois data centers mantidos pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.

O contrato ainda está em fase de implantação. A partir de novembro, todos os endereços físicos do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco serão conectados pela tecnologia.

A política de segurança da rede foi definida de forma centralizada pela equipe de TI do TJPE.

Dessa forma, eles tanto definem quais perfis ou grupos podem ar o quê, como também vetar a navegação em sites que representem ameaça à segurança do Tribunal ou não estejam dentro do universo de o permitido aos servidores. 

A equipe também pode restringir a entrada nos portais hackers, sites de jogos ou de conteúdo impróprio e criar exceções, caso algum perfil precise fazer alguma pesquisa justificada.

Os despachos, a comunicação, as requisições e outros dados que transitam no ambiente digital do Tribunal serão 100% criptografados, garantindo a confidencialidade e a integridade de cada informação trafegada.

Com a nova tecnologia, o TJPE poderá realizar videomonitoramento inteligente, gravar imagens na nuvem, registrar as audiências e mantê-las em algum site da Justiça para o público ou apenas internamente.

“O fornecimento da infraestrutura é o primeiro o para que novas aplicações possam ainda vir a ser desenvolvidas, além de proporcionar uma excelente estrada de transformação digital para o TJPE”, explica Daniel Gomes, COO da Um Telecom.

Fundada em 2010, a Um Telecom tem sede em Recife e oferece soluções em conectividade, segurança da informação e cloud computing.

A empresa conta com mais de 20 mil quilômetros de fibra óptica instaladas na região Nordeste, atendendo aos segmentos corporativo, setor público, provedores de internet (ISP) e operadoras (carriers).

Em Pernambuco, a Um Telecom já instalou infraestruturas de conexão no Ministério Público e na Defensoria Pública.

Leia mais 6z23s

OFERTA

Desktop quer vender rede de fibra óptica 3u1g68

Há 637 dias
KAPUTT

Cabo de fibra óptica fecha aeroporto 3p4m52

Há 827 dias
INTERNET

Sky agora tem fibra óptica 4ef4y

Há 1009 dias
TELECOM

TIM expande fibra óptica 2e5l3

CONEXÃO

Oi expande fibra óptica no interior do RS 4x1c62

2017

Vivo ampliará em 10% base de fibra óptica a3w1m