A Toccato integrou o QlikView, BI da sueca QlikTech, ao iPad.
Conforme Rossano Nogueira, diretor de Projetos Especiais da Toccato,l ogo após o lançamento do iPad no mercado mundial, em meados de 2010, a empresa trouxe o equipamento para o Brasil e definiu como uma das prioridades do seu setor de pesquisa e inovação o desenvolvimento de projetos QlikView para o gadget.
“Nesse momento, desenvolvemos pelo menos três projetos direcionados à plataforma mobile: um para governo estadual, outro para governo municipal e o terceiro para uma das maiores empresas do Brasil”, explica Nogueira.
Na avaliação do executivo, presidentes, diretores e acionistas de grandes corporações são os principais públicos da união entre iPad e QlikView.
“Esse casamento coloca nas mãos dessas pessoas o poder de decisão, mesmo que o profissional não esteja em seu local de trabalho. Com o QlikView no iPad, ele pode consultar todas as informações independente de onde estiver”, esclarece o diretor.
Custo zero para server
Para empresas que já possuem o ambiente QlikView Server - plataforma que atende o cliente no âmbito corporativo - a função de mobilidade pode ser agregada sem custo.
Basta começar a desenvolver projetos específicos para iPad, uma vez que a própria ferramenta QlikView oferece essa possibilidade.
“Na Toccato, todos os aplicativos já foram convertidos para iPad. Assim, equipe de e, força de venda, setor istrativo, gerentes e diretores já consultam, desde o início do ano, seus painéis de indicadores por meio do gadget”, afirma Nogueira.