
Laercio Cosentino, presidente da Totvs, rea conhecimento a startups. Foto: Baguete.
A Totvs abre inscrições nesta terça-feira, 02, para o concurso Totvs Start It Up, projeto que vai eleger uma empresa nascente para receber aporte de até R$ 2 milhões da Totvs Ventures, braço de investimentos da fabricante de ERP.
O vencedor também leva uma viagem de cinco dias aos Estados Unidos para conhecer o laboratório da Totvs no Vale do Silício e uma visita a ambientes de inovação em Mountain View.
“O empreendedor vencedor terá o à nossa rede de negócios no Brasil, América Latina e Califórnia”, explica o presidente e fundador da Totvs, Laércio Cosentino. “Os executivos da Totvs Ventures estarão presentes em cada etapa para orientar e garantir sinergia entre a vencedora e a Totvs”, completa.
O concurso é voltado a projetos de desenvolvimento de tecnologias B2B.
Não há restrição em relação ao faturamento da startup, mas ela precisa ter pelo menos um protótipo funcional com usuários.
Podem concorrer startups sediadas no Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Peru.
A seleção terá quatro fases e, para avançar, a startup terá de provar seu potencial de crescimento e retorno, dentro de um modelo de negócios capaz de ganhar escala.
Na primeira etapa os empreendedores selecionados serão convidados a produzir um vídeo de no máximo um minuto (Elevator Pitch) apresentando a proposta de sua startup.
Todos os classificados na primeira etapa ganharão o direito de uso, por dois anos, da rede social corporativa By You, que foi criada pela Totvs para aproximar as startups de fornecedores e clientes, além de servir de ambiente para toda a comunicação entre o participante e a organização do concurso.
Dos inciais, vinte projetos serão escolhidos para avançar para a segunda fase, quando os empreendedores receberão a mentoria de executivos da Totvs para elaborar um plano de negócios.
Os que tiverem melhor desempenho arão para a terceira etapa, quando receberão orientações sobre como conduzir uma negociação de sucesso e construirão uma proposta de contrato de investimento.
A última e decisiva etapa consiste na apresentação do plano de negócios para uma banca de altos executivos da Totvs, em setembro.
O concurso conta com avaliação do perfil de gestão dos empreendedores pela consultoria internacional Egon Zehnder e entrevista de avaliação das práticas de gestão e governança das startups pela e da Ernst & Young Terco.
As inscrições podem ser feitas no site da Totvs Ventures até 06 de junho, data em que a companhia também irá realizar um evento sobre inovação e empreendedorismo, com a participação de Cosentino.
LARGADA NO RS
A Totvs Ventures realizou seu primeiro investimento em janeiro deste ano com aporte de R$ 3,2 milhões para comprar 20% da uMov.me, plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis da gaúcha Trevisan.
Pelo acordo, a Totvs se comprometeu com investimentos em participações adicionais na uMov.me até 2017, com base no desempenho futuro, e levou a ferramenta a seus canais revendedores do ERP.
O uMov.me permite o desenvolvimento de aplicativos móveis compatíveis com mais de 500 modelos de celulares, smartphones e tablets.
A carteira de clientes soma nomes como Stemac, fabricante de grupos geradores com matriz em Porto Alegre e 38 filiais pelo Brasil, que automatizou as atividades de suas equipes de campo com 165 tablets MXT equipados com a plataforma.
Usuários do porte de Bradesco, Britânia, Danone, Red Bull, Salton e Azul Cargo incrementam a base.