
A Transpetro faz o transporte marítimo do petróleo e derivados extraídos pela Petrobras. Foto: Divulgação.
A Transpetro contratou a Brasoftware para um projeto de migração de algumas aplicações para a nuvem Azure, da Microsoft.
Com a iniciativa, a empresa ou a economizar mais que a metade dos gastos com contratos de hosting.
“Nosso contrato teve, a princípio, uma redução aproximada de custos de 50% com a Brasoftware. Na virada de 2016 para 2017, durante a renovação, tivemos uma redução de outros 10%. Ou seja, reduzimos os custos em mais da metade em relação aos modelos de consumo anteriores à migração para o Azure”, contou Alex Poloni, gerente setorial de infraestrutura de TI da Transpetro.
A empresa de logística e transporte tem como principal cliente a Petrobras. A Transpetro é responsável pelo transporte marítimo do petróleo e derivados extraídos pela estatal brasileira.
Com mais de 50 pontos de entrega distribuídos pelo país, a empresa tem sede no Rio de Janeiro e circula o combustível produzido pela estatal com uma frota aproximada de 45 navios.
O sistema operacional responsável por garantir o monitoramento de navios e a identificação de possíveis situações de perigo é o SAFE (Sistema de Acompanhamento da Frota e Embarcações).
Coordenando sensores em cada navio que jogam dados da rota em um banco central, o SAFE ou a ser hospedado dentro da plataforma de nuvem do Microsoft Azure, implementado em parceria com a Brasoftware no final do ano ado.
O projeto inclui a migração para o Azure e a configuração das ferramentas de monitoração da Microsoft que dão visibilidade ao time de TI da transportadora marítima sobre o consumo em tempo real.
“Fizemos a migração de servidores através da mudança da estrutura do banco de dados para a aplicação do Azure com os serviços de máquinas virtuais e de rede. O processo todo foi feito em tempo real, sem necessidade de desligar o serviço, algo previsto no escopo do projeto e premissa básica colocada pelo cliente, já que o SAFE é um sistema de missão crítica”, explicou André Oliveira, gerente de serviços da Brasoftware.
A Transpetro tem 14 mil quilômetros de oleodutos e gasodutos, 47 terminais (20 terrestres e 27 aquaviários) e 56 navios.
Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.
Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia tem clientes como BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, Vivo, Sky, Eletrobrás, UOL e Senai-SP.