
Tropa de Elite 2 também caiu na rede, apesar da blindagem digna do Bope
Apesar da blindagem, o filme Tropa de Elite 2 foi pirateado na internet.
Demorou cerca de uma semana para as cópias feitas com filmadoras portáteis começarem a circular em sites de torrent.
Ao contrário da primeira versão, que vazou ainda na fase de edição, com boa qualidade de imagem, o Tropa 2 chega em baixa qualidade de gravação, com 20% a menos de filme e áudio precário, relata o portal Exame.
Prova de que as medidas contra vazamentos funcionaram.
Filme editado no caveirão
Para retardar a pirataria, a produção do longa cercou todas as possibilidades de vazamento da melhor forma possível.
O produtor do filme, Marcos Prado, disse no início das filmagens que Tropa 2 seria montado no caveirão, e que a ilha de edição era quase um bunker.
Na produtora, os computadores foram desconectados da internet e os dados dos HDs criptografados. No laboratório que fez as cópias, a vigilância foi 24 horas.
Já nas primeiras exibições, na quinta-feira dia 07, jornalistas e convidados tiveram que deixar seus celulares fora da sala de cinema e ar por detectores de metal.
"Vamos montar o filme dentro do caveirão", brincou o produtor Marcos Prado, durante entrevista convocada para falar do início da produção, no Rio.
Fora as precauções pré-estreia, um número, invisível a olho nu, foi inserido em cada uma das películas para rastrear a origem da cópia pirata.
O longa estreou na última sexta-feira, 08, em 636 salas em todo o país. No primeiro final de semana 2,4 milhões de pessoas foram aos cinemas assistir ao longa - sete vezes mais que Tropa de Elite, lançado em 2007 e que vazou na internet antes mesmo da estreia no cinema.
Segundo estimativas do Ibope, 11 milhões de pessoas assistiram ao primeiro Tropa de Elite na versão pirata.