REAJUSTE

TRT: 7,5% para profissionais de TI em SP 4d5v6j

A sentença determina proposta de PLR, vale refeição de R$ 15 e aumento de 8% para os pisos. 1j28

01 de julho de 2014 - 10:58
TRT determinou reajuste de 7,5% para TI. Foto: flickr.com/stavos52093.

TRT determinou reajuste de 7,5% para TI. Foto: flickr.com/stavos52093.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) julgou na segunda-feira, 30, o dissídio coletivo da categoria de TI do estado de São Paulo. A sentença da Justiça atendeu as principais reivindicações dos trabalhadores: reajuste salarial linear de 7,5%, obrigatoriedade de apresentação de proposta de Participação em Lucros e Resultados (PLR), vale refeição de R$ 15 e aumento de 8% para os pisos.

As conquistas são retroativas a 1º de janeiro, a data base da categoria. Além disso, as empresas ficam obrigadas a pagar o dia parado durante a greve e a estabilidade de 90 dias após o julgamento do dissídio para os funcionários está garantida.

"É uma grande vitória para os trabalhadores da categoria. Foram diversas tentativas de acordo, mas o sindicato patronal foi inflexível durante toda a negociação, utilizando justificativas irreais como crescimento baixo do setor. Espero que agora eles entendam que o profissional quer ser respeitado e valorizado", afirma Antonio Neto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação (Sindpd).

Outro fator importante para a decisão do tribunal foi o número de acordos coletivos firmados entre o Sindpd e as empresas do setor desde fevereiro. Mais de 500 foram assinados e já contemplavam os índices determinados no julgamento.

"A Justiça decidiu estender para toda a categoria as condições já fechadas com diversas companhias, o que indicava a total viabilidade dos índices pedidos", completa Neto.

Mais de 800 trabalhadores de TI aprovaram a paralisação da categoria em assembleia realizada no dia 15 de fevereiro pelo Sindpd. Na ocasião, os profissionais decidiram decretar greve e ingresso de dissídio coletivo na Justiça do Trabalho. As paralisações do dia de greve da categoria de TI de São Paulo (21/02) atingiram grande parte do setor, segundo o Sindicato.

Leia mais 6z23s

CAMPANHA SALARIAL

Sindpdsc paralisa trabalho na Senior 6n2n6t

Há 4238 dias
IME

TI em SC terá dissídio coletivo 5p1u2f

Há 4231 dias
DEU PRA TI

Segue greve dos ônibus em Porto Alegre 5j6p4b

Há 4128 dias
VOU DE TÁXI

Carro em SP? Só se rodar mais de 17km 3ep5c

SALÁRIOS

TI de SP entra em greve sexta j235r

REAJUSTE

Graça Foster: gasolina pode subir em 2014 6n1r45

PROBLEMAS

Stefanini na AL-RS para por greve 4t1b4r