MENSAGENS

TSE quer suspender Telegram no Brasil 4z1q62

Rede social não responde intimações do TSE. Preocupação é com fake news nas eleições. 6l135e

 

20 de janeiro de 2022 - 12:41
Foto: divulgação

Foto: divulgação

A Justiça Eleitoral está avaliando a possível suspensão do Telegram no Brasil para combater a disseminação de notícias falsas.

Em dezembro, o ministro Luís Roberto Barroso notificou o Telegram para discutir possíveis formas de cooperação sobre o combate à desinformação, mas até o momento não obteve resposta.

A companhia não possui representante no Brasil e sua sede fica nos Emirados Árabes. 

Segundo a reportagem da Veja, a empresa está sem expediente e "até o carteiro não foi atendido por ninguém".

A falta de resposta não chega a ser uma surpresa, constituindo o procedimento padrão do aplicativo de mensagens no contato com autoridades de outros países.

De acordo com a Veja, a Justiça Eleitoral está avaliando determinar uma suspensão enquanto o Telegram não tiver uma representação no país.

Na prática, seria um bloqueio permanente, porque o Telegram não tem representação em nenhum país, um procedimento deliberado para não colaborar com as autoridades, ao contrário de outras grandes redes como WhatsApp e Facebook.

O Telegram foi criado pelos irmãos russos Pavel Durov e Nikolai Durov e permite até 200 mil pessoas em grupos e canais sem limite de participantes.

O aplicativo é conhecido como “terra sem lei” e está presente em 53% dos smartphones em funcionamento no Brasil.

A movimentação da Justiça Eleitoral acontece em meio a uma migração dos principais canais de conteúdo bolsonarista para o Telegram. 

Segundo especialistas ouvidos pelo Globo, há possibilidade técnica para impedir o funcionamento do aplicativo retirando das lojas da Apple e do Google ou com operadoras de telefonia impedindo o tráfego entre os celulares e computadores no país.

Leia mais 6z23s

CALIENTE

Hackers trocam site da Localiza por pornô 2e311

Há 1232 dias
APERITIVO

Hackers vazam Git do Ministério da Saúde 5u421

Há 1259 dias
CONTRATAÇÃO

Food To Save aponta novo CTO 735s3q

Há 1224 dias
FINTECH

Ex-CTO da InBev é conselheiro da Marvin f3k6

TRUQUES

SUSTENTÁVEL

Oi amplia uso de fontes renováveis 5d3j3n