A prefeitura do município de Tubarão lançou o Hub Saúde. Foto: Divulgação.
A prefeitura do município de Tubarão, localizado no Sul de Santa Catarina, firmou uma parceria com a Associação Empresarial de Tubarão (ACIT) e a Unisul para lançar o Hub Saúde.
“A cidade já é referência em saúde no estado. Tubarão tem o maior hospital catarinense em número de leitos, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, e suas instituições de ensino oferecem todos os cursos da área de saúde, desde a graduação até o doutorado. Além disso, aqui está instalada uma grande distribuidora farmacêutica [GAM - Genésio A Mendes] e há diversos grupos de pesquisa em saúde”, diz Giovani Bernardo, secretário de desenvolvimento econômico de Tubarão.
No município existe a oferta de cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e psicologia.
O Hub Saúde irá promover ações como o lançamento de um edital para auxiliar startups de healthtech, o vocacionamento para saúde do Centro de Inovação (que deve entrar em funcionamento no início de 2019) e a criação de um Link Lab (programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia para empresas nascentes de tecnologia que desenvolvam soluções para a saúde).
A prefeitura firmou ainda uma parceria com a Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein.
O projeto está conectado ao Tubarão 180º, plano para tornar a cidade referência em qualidade de vida para todo o país até 2050, que tem três eixos: desenvolvimento e sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, e educação e cidadania.
“O Hub Saúde está diretamente ligado aos dois primeiros eixos, por estimular o desenvolvimento e impactar diretamente no segmento de saúde”, explica Bernardo.
A região sul de Santa Catarina é dos polos tecnológicos do estado, com quase 1 mil empresas, que faturam R$ 857 milhões e empregam 3 mil pessoas.
“Esse movimento de Tubarão trará ainda mais valor ao ecossistema da região, dando apoio e incentivos para quem quer investir em inovação. Tornar o polo segmentado é outra iniciativa muito interessante, diferente de tudo o que está sendo feito por aqui”, diz Daniel Leipnitz, presidente da Acate.
Com cerca de 102 mil habitantes, Tubarão está localizado na região sul de Santa Catarina e é sede da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), formada por 17 municípios. A cidade está a 140 km ao sul de Florianópolis.