
Humanoide da Unitree - Foto: Divulgação
A Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), comprou o primeiro robô humanoide do país com a Gohobby, empresa importadora de drones.
Fabricado pela chinesa Unitree, o robô realiza tarefas complexas, reproduz movimentos humanos repetitivos e interage com o ambiente ao seu redor.
Segundo a companhia, o protótipo pode se mover com agilidade e precisão em qualquer tipo de terreno e possui reconhecimento facial e de voz, sendo capaz de interagir de forma natural com as pessoas.
Devido a esses recursos, o humanoide pode ser utilizado para serviços em ambientes fechados, como tarefas em fábricas e hospitais, e até mesmo ser útil em trabalhos que precisem lidar com o público, como recepção, atendimento aos clientes e ambientes comerciais.
Na Udesc de ville, o humanoide ficará disponível a partir deste mês no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), apoiando projetos acadêmicos que possibilitam o desenvolvimento de novos programas.
“A tecnologia vai nos ajudar no desenvolvimento de soluções inovadoras para setores como saúde, indústria e educação, e na aproximação com a comunidade para democratizar o o à robótica”, afirma Douglas Bertol, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Udesc.
Este não é o primeiro robô importado pela Gohobby. A importadora já havia trazido ao país o cão-robô, projetado para ambientes internos e externos.
O produto é equipado com câmeras e sensores e pode ser controlado remotamente ou funcionar de forma autônoma, possuindo um deslocamento rápido e apto a navegar em terrenos difíceis.
O cão-robô pode ser utilizado em ambientes de risco, como plataformas de petróleo, minas, áreas afetadas por desastres naturais e até mesmo em locais onde tenham ocorrido incêndios, desabamentos ou áreas de alta radiação.
Além disso, pode realizar tarefas de patrulhamento e monitoramento de segurança em fábricas, shoppings ou eventos.
Neste ano, o DJ Alok viralizou nas redes sociais dizendo que sua família havia crescido e mostrou seu pet robô da Unitree, modelo Go2. No vídeo, o robô brincava com os filhos do casal de maneira semelhante às brincadeiras do seu cachorro real.