
Unicred implementa nova divisão de TI. Foto: divulgação.
A Unicred do Brasil, cooperativa de crédito com atuação em oito estados brasileiros, anunciou mudanças na estrutura de sua unidade de TI, com uma nova divisão de Governança e Arquitetura Corporativa, e a contratação de Cristiano Baptista Machado, ex-Lojas Renner, para liderar a nova área.
A informação é de fontes de mercado e foi confirmada pela assessoria da Unicred à reportagem do Baguete.
Machado, que de 2012 até o ano ado dirigia a parte de governança de TI na varejista gaúcha, assumiu o desafio de "ajudar o time de TI a organizar a casa, melhorar o seu desempenho e realizar importantes entregas para um negócio em expansão", segundo explicou o executivo em nota.
A divisão se soma a outras áreas dentro da unidade de tecnologia da companhia, como a de Sistemas e Tecnologia, coordenada por Leandro Monteiro, que assumiu o cargo no ano ado no lugar de Jefferson Bornhausen, segundo publicou o baguete em julho do ano ado.
A outra divisão que integra a unidade de TI é a de Infraestrutura e e, mas a Unicred não divulgou informações sobre a pessoa na liderança desta área. Completando a lista, Fernando Fagundes Motta é o COO de tecnologia da Unicred do Brasil, supervisionando as áreas que compõem o setor.
A preocupação com a entrega de projetos de TI acompanha uma guinada da Unicred em reforçar sua operação tecnológica. No início do ano ado, a companhia iniciou uma implantação do ERP SAP para a atender suas necessidades nas áreas contábil e gestão de ativos.
Com planejamento iniciado em 2014, a cooperativa de crédito anunciou o início das integrações no primeiro semestre do ano, com roll out previsto para os meses seguintes. O projeto ficou a cargo da Convista, consultoria SAP sediada em Colônia, na Alemanha.
A iniciativa fez parte do plano de investimento de R$ 50 milhões que a empresa traçou para inovação tecnológica durante o biênio 2014-2015.
Outro investimento divulgado pela empresa no ano ado foi a adoção da plataforma de monitoramento de sistemas da CA Technologies, controlando suas aplicações críticas com o CA Unified Infraestructure Management.
Além disso, a companhia investiu na otimização de seus processos internos, ao contratar a Disys para implantar o uso de métodos ágeis via Scrum no seu dia a dia.